logo_desktop
CONHEÇA O GRUPO O Grupo
  • Acessibilidade
  • A
  • A
  • A
  • Portal Educacional
Portal Educacional

O que está procurando?

Buscar

Conheça o grupo

Faça o Login

Usuário
Senha

Sobre o curso

Coordenador(a) Ana Emília Barbosa Tavares


  • Modalidade Presencial
  • Tipo de curso Bacharel
  • Duração 5 anos

Carreira

Onde ele poderá atuar?

Em sistemas de produção animal (fazendas, confinamento, etc), Empresas que prestam assistência técnica; Empresas que comercializam produtos necessário a produção, nesses em geral, ocorre a venda e a assistência técnica. Fábricas de rações, frigoríficos na captação de animais vivos para abate, ser responsável no bem-estar animal durante o abate, avaliar e tipificar a carcaças. O profissional ainda pode atuar na pesquisa, e no ensino de nível técnico e superior.

Ele sairá preparado para abrir algum negócio?

Sim. Inclusive de produção animal, casas agropecuárias, de consultoria, entre tantos outros.

Atividades Acadêmicas

TCC

O aluno cursara as disciplinas de Trabalho de Conclusão de Curso I e II, no oitavo e nono período, respectivamente. Essas disciplinas consistem em elaborar escrita científica, organizar e defender ideias. O trabalho de Conclusão de curso II pode ser escrito no modelo de Relatório de Estágio, Monografia ou Artigo Científico.

Estágios

Os estágios também ocorrem nos dois últimos períodos (8° e 9°). Esse é o momento que o aluno irá acompanhar as atividades no campo envolvendo burocracias, práticas e/ou pesquisa. O aluno poderá escolher dentro das empresas que a Instituição possui convênio, ou ainda, novos convênios poderão ser firmados.

Atividades Complementares

É uma parte da carga horária da matriz curricular destinado para o aluno buscar mais conhecimentos de acordo com seu interesse em áreas ou áreas, através de cursos, minicursos, monitorias, atividades em pesquisa, estágio extracurricular, e outras.

Atividades de extensão

Essas atividades geram horas, e serão aproveitadas em atividades complementares. Ela consiste em aplicar a teoria na prática, nas mais diversas áreas do curso.

Pesquisa

O aluno tem oportunidade de trabalhar com pesquisa no estágio supervisionado, em projetos de pesquisas de alunos que estão desenvolvendo Trabalho de Conclusão de Curso, no próprio Trabalho de Conclusão de Curso e em estágio extracurricular em empresas de pesquisa como a FIOCRUZ e a EMBRAPA.

Egressos

O que o aluno FIMCA pode esperar assim que ele se formar?

O estado de Rondônia é um estado com aptidão para produção animal, e a maioria dos profissionais são de outros estados, justamente pelo curso ser novo em Rondônia, mas, mais que isso, o estado tem crescido dia a dia na produção animal e tem sido necessário mais zootecnistas para atuarem na produção em diversas áreas, entre elas a piscicultura, bovino de corte e de leite, já que Rondônia é o maior produtor de peixes de água doce do Brasil, o quinto maior produtor e exportador de carne bovina e o 11° na produção de leite bovino. Ainda não sendo o bastante, com o advento da inserção de produção de milho e soja no estado, entre outros grãos que deve se seguir, espera-se para os próximos anos a instalação de granjas suinícolas e avícolas. Assim, novas empresas tendem a se estabelecer para fornecer subsídios necessário para a produção animal, o que ainda irá gerar mais emprego. Por esses motivos a Zootecnia é tida como a profissão do presente e do futuro.

Qual será o perfil do egresso depois de passar pelo FIMCA?

O egresso de Zootecnia deve ser generalista, com capacidade de atuar em diferentes contextos, promovendo o bem estar e qualidade de vida aos cidadãos. Devendo ser capaz de aplicar seus conhecimentos, identificando e propondo soluções na produção animal, e nas cadeias que se entrelaçam, com o objetivo de promover a eficiência na produção animal. Deve ter consciência ética e visão crítica política, humanista, econômica, ambiental e cultural. E, além da capacidade de comunicação, deve buscar contínuo aprimoramento no conhecimento nas competências e habilidades.

Os egressos Zootecnistas são capacitados para resolver problemas na produção animal, seja ela no campo de genética animal, sanitário preventivo, bem estar animal, manejo, e nutricional, tanto na produção de alimentos de origem vegetal para nutrição dos animais, como na elaboração de suas dietas. O Zootecnista poderá atuar na antes da porteira, principalmente na produção e comercialização de subsídios, dentro da porteira, na produção animal, conforme mencionado anteriormente, ou depois da porteira, como em frigoríficos e na parte de comercialização.

Última atualização 01 de julho de 2024

Porquê na FIMCA

  • Nosso corpo docente é formado por mestre e doutores especialistas nas áreas de Solos, Fitopatologia, Fitotecnia Microbiologia, Bioquímica, Biologia da conservação, Ovinocaprinocultura, Reprodução animal, Forragicultura, etc. que atuam em diversos setores do Agronegócio: Emater, Idaron, Incra, consultores em diversas empresas no ramo da agricultura e pecuária.
  • Fazenda-Escola: a Fazenda-Escola da FIMCA possui criação de bovinos, ovinos, caprinos e aves de corte e postura; campo agrostológico com a coleção de diversas tipos de pastagens; cultivo de diversas espécies (laranja, limão , banana, maracujá e pitaia); área com sistema agroflorestal; área para cultivo de grãos; fábrica de ração.
  • Os Laboratórios de ciências agrárias são utilizados nas aulas práticas das disciplinas especificas:
    • Laboratório de entomologia com mais de 5.000 insetos catalogados;
    • Laboratório de Botânica com diversas espécimes de plantas daninhas e plantas comerciais.
    • Laboratório de análise de águas utilizado nas práticas sobre qualidade da água de rios, piscicultura, etc.;
    • Laboratório de solos com estrutura para análises física, química e classificação do solo;
    • Laboratório de Bromatologia para análise nutricional de alimentos, pastagem, etc.
  • Temos parceria com diversas empresas para realização de estágio durante todo o curso, estágio de vivência em fazendas e possibilidade de estágio nos nossos laboratórios e Fazenda-Escola.
  • Durante todo o semestre são oferecidas oficinas e palestras com profissionais atuantes na área das agrárias.
  • O Acadêmico recebe formação teórica/prática e treinamento sobre as técnicas de oratória.
  • O acadêmico tem a oportunidade de participar de visitas técnicas em fazendas, fábricas e armazéns de grãos e rações.
FIMCA - Centro Universitário Aparicio Carvalho