Neste sábado, dia 4, aconteceu no auditório Dra. Maria Silvia Carvalho, no Centro Universitário FIMCA, o Surto Literário, organizado pela coordenação do curso de Psicologia. O evento contou com a participação da convidada Rossilena Marcolino, pessoa com deficiência, lésbica, primeira paratleta campeã mundial de Rondônia, Auditora de Controle Externo do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO); a coordenadora do curso de Psicologia da FIMCA Daniella Souza; e os acadêmicos do curso de Psicologia Flaviane e Lucas. O debate foi em torno do livro “Extraordinário”, de R. J. Palacio.
Rossilena contou sua história de vida e como a poliomielite a afetou. Depois, falou sobre as dificuldades que enfrenta enquanto pessoa com deficiência. Trouxe exemplos de como um cadeirante pode se inserir no esporte. Ela mesma se destacou em esportes de campo, como o arremesso de peso.
Flaviane deu seu depoimento enquanto mãe atípica, de uma criança com autismo. Compartilhou suas dificuldades em identificar o transtorno, o processo de descoberta e a luta contra o preconceito. A acadêmica de Radiologia Naiara Carvalho se emocionou e compartilhou que também tem um filho autista e com TDAH e suas dificuldades com a falta de compreensão, mesmo de profissionais da educação.
Lucas, que pertence à comunidade LGBTQIA+, compartilhou como foi sua descoberta e o processo de contar para a família sobre sua orientação sexual. Contou que ainda tem uma relação estagnada com um familiar, já que a pessoa não quer abrir diálogo sobre sua sexualidade.
Ao final do evento, houve abertura para perguntas e sorteio de livros.
Fonte: Ascom