Durante o planejamento das atividades do semestre letivo de 2022, na disciplina de Humanidades e Cultura, foi pensado um projeto de extensão para os acadêmicos do 1º período do curso de Agronomia. Esses irão desenvolver diversas atividades com o objetivo de aliar o aprendizado com a prática social.
Assim, foi criado o projeto “Nos Entornos da Humanidade: Olhar agro social”, com o objetivo aproximar os acadêmicos em ações práticas que desenvolvam um olhar social na sua formação, aplicando conhecimentos teóricos a ações práticas. O local de desenvolvimento do projeto é a Escola Maria de Nazaré, situada no entorno da Fimca. A direção da Escola prontamente aceitou participar do projeto de extensão.
Segundo a professora Ana Emília, coordenadora do curso, os acadêmicos desenvolverão diferentes atividades, com destaque para restauração da Horta na escola. Os acadêmicos terão a oportunidade de desenvolver na pratica como construir uma horta, recuperar o solo, as plantas e definir todo o cultivo.
Para o coordenador dos projetos, o professor Gilmar Nascimento, desenvolver essas atividades é uma oportunidade de os acadêmicos aliarem aprendizagem e a cultura de responsabilidade social. “Cada uma das equipes teve o desafio de preparar dois canteiros, com hortaliças e plantas medicinais e ainda estimular a participação dos beneficiários, bem como capacitá-los para a continuidade do projeto.
A coordenadora do curso destacou o entusiasmo dos acadêmicos em participarem do projeto, além de estimularem o desenvolvimento do trabalho solidário e contribuir com a diversidade nutricional aos participantes. Explicou que o curso desenvolve outros projetos, com destaque para o dia da integração, com a participação de todas as turmas do curso que acontece na fazenda escola da instituição.
Fonte: Ascom