A esquizofrenia ainda é um assunto pouco discutido, sendo um dos grandes tabus a ser esclarecido para a sociedade. Por isso o Núcleo de Psiquiatria de Rondônia – NPR e a Associação Médica Brasileira – AMB tem a honra de trazer no Centro Universitário Aparício Carvalho FIMCA “O Papa da Esquizofrenia” Itiro Shirakawa, com o tema perspectivas e tratamentos.
A esquizofrenia é uma doença considerada paradigmática da psiquiatria, sendo uma das doenças mais difíceis a serem tratadas prejudicando tanto o paciente como sua família. Segundo Shirakawa a doença precisa ser reconhecida o mais precocemente possível. “A esquizofrenia envolve uma série de fatores e precisa ser logo diagnosticada para que não haja evolução. Antigamente essa doença sem tratamento evoluía para cronicidade, em indivíduos considerados vagabundo que ficava andando pelas ruas, falando sozinho ou fazendo coisas mirabolantes. Hoje com o tratamento pecoce conseguimos controlar a doença e fazer com que esse indivíduo consiga viver socialmente”, disse Shirakawa.
Itiro Shirakawa possui doutorado pela Universidade Federal de São Paulo (1989) onde também é o professor titular. Domina com maestria assuntos como esquizofrenia, psicofarmacologia, hospital geral, psiquiatria e assistência. Atualmente também faz parte do Conselho Fiscal da Associação Brasileira de Psiquiatria.
Para o Reitor do Centro Universitário Aparício Carvalho FIMCA Dr° Aparício Carvalho é uma grande satisfação trazer para o estado de Rondônia o médico especialista. “Foi um grande desafio trazer o Itiro em nosso estado, ele tem uma agenda bastante importante e agitada. Hoje ele é considerado um dos nomes mais importantes da américa latina nesse quesito, então trazer esse “Papa da esquizofrenia” não foi uma tarefa fácil. Queremos que a classe médica e acadêmica aprenda muito e amplie as suas áreas de conhecimento”, falou o Reitor.
Humberto Muller é Diretor Secretário do Núcleo de Psiquiatria de Rondônia – NPR e disse que o curso de esquizofrenia perspectivas e tratamentos com o Itiro será esclarecedor. “Nós do Núcleo de Psiquiatria de Rondônia, estamos muito felizes de poder trazer esse especialista tão renomado como o Itiro. A esquizofrenia é uma doença que acomete 1% da população mundial, sendo ela grave, crônica e recidivante. O portador dessa patologia, terá que ser assistido por profissionais médicos ao longo de toda sua vida. Realmente é uma honra trazer esse grande homem para falar sobre esse assunto tão amplo como a esquizofrenia”, destacou Humberto.
Inês Lima estuda no Centro Universitário Aparício Carvalho FIMCA e está no 7° período do curso de Psicologia. A jovem acredita que buscar conhecimento, nessa área é importante para sua carreira profissional. “Esquizofrenia é um dos temas que estudo em meu curso de psicologia, participei da jornada de psiquiatria que foi realizada em agosto e acabei vendo que esse curso seria realizado, então resolvi fazer. Acredito que é muito importante falarmos sobre esquizofrenia é um assunto muito complexo e as vezes difícil de ser compreendido”, falou a acadêmica.
Robinson Machado faz parte do Conselho Fiscal da Associação Médica Brasileira – AMB e relata a importância de falar sobre esquizofrenia. “Precisamos de fato entender o que é a esquizofrenia e como ela atua. Sem sombra de dúvidas estamos aqui com a melhor pessoa para falar sobre isso. Pra nós psiquiatras o Itiro é uma referência nacional e internacional na área da psiquiatria, ele tem um conhecimento vasto e essa vinda a Rondônia é um grande privilégio”, finalizou Robinson.
Leila Graciele é coordenadora do curso de psicologia da Facimed em Cacoal e disse que possui um grupo muito atuante em relação a temas como transtornos mentais. “Como a esquizofrenia é um transtorno crônico, nós esperamos que esse curso traga novidades e atualizações no manejo tanto no paciente que tem esquizofrenia quanto da família, isso é nossa expectativa. Nós da Facimed estamos bastante animados para esse grande curso com esse renomado especialista”, disse a coordenadora.
Joselma Santos é psicóloga no projeto gerar que trabalha com adolescentes e jovens que praticam automutilação. A profissional acredita que ampliar os seus conhecimentos é necessário todos os dias. “Eu vim aqui para aprender mais, quanto mais capacitada eu estiver é melhor pra mim. A esquizofrenia entre jovens é bem difícil de diagnosticar, então precisamos seguir critérios e não errar na hora de realizar um diagnóstico, então para ter esse conhecimento nós precisamos nos capacitar sempre e nunca parar estudar”, afirmou a psicóloga.
Jacob Alves veio de Cacoal para participar do curso de esquizofrenia, ele está no 6° período do curso de psicologia na Faculdade Ciências Biomédicas de Cacoal – Facimed e diz estar bem motivado em prestigiar o homem que é considerado “O papa da esquizofrenia”. “Eu tenho muita curiosidade de saber o que de fato é a esquizofrenia, mas agora quero um aprofundamento específico sobre isso. Eu estudo psicologia me sinto na obrigação de estar por dentro desse tema e principalmente aprender com quem entende do assunto não é? Quando fiquei sabendo que era o Itiro que estaria aqui, eu não pensei duas vezes”, disse Jacob.
Andreia Melo está no 8° período do curso de fonoaudiologia no Centro Universitário Aparício Carvalho FIMCA. A futura fonoaudióloga afirma que resolveu participar do evento porque acha o assunto interessante e o palestrante de grande renome. “Trabalhamos em uma área que envolve várias patologias e precisamos estar interligados com essas doenças e transtornos mentais. Quero aprender muito aqui nesse curso e trazer para minha área de trabalho cada vez mais conhecimento”, finalizou a estudante.
Fonte: Assessoria