Gastronomia
Reconhecido pelo MEC
Sobre o Curso
Sobre o curso
Carreira
Carreira
Onde ele poderá atuar?
De acordo com o Catálogo Nacional dos Cursos Tecnológicos, o tecnólogo em Gastronomia poderá atuar em centros gastronômicos, embaixadas e consulados, empresas de hospedagem, recreação e lazer, hospitais e spas, indústria alimentícia, parques temáticos, aquáticos, cruzeiros marítimos, restaurantes comerciais, institucionais e indústrias, catering, bufês e bares, instituições de ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.
Ele sairá preparado para abrir algum negócio?
O gastrônomo sairá do curso preparado para abrir o seu próprio negocio , habilitado para colocar em prática os elementos do empreendedorismo que é planejar, organizar, definir equipe e controlar as etapas do processo, para que o objetivo seja alcançado.
Qual o diferencial do curso? Ou Quais diferenciais?
Corpo docente gabaritado, instalações com excepcional infraestrutura, Insumos de alta qualidade, que ajudarão os discentes a desenvolver habilidades e competências profissionais, associadas a uma visão gerencial do setor de alimentos e bebidas. Assim, estarão preparados para atuar com técnica, criatividade e eficiência em restaurantes e outras organizações do segmento de hospitalidade e do ramo alimentício.
Quais laboratórios específicos foram usados e podem ser durante o curso?
Cozinha Quente I, Cozinha Quente II, Panificação e Confeitaria, Bromatologia,Laboratório de Análise de Água, Laboratório de Microscopia.
Atividades Acadêmicas
Atividades Acadêmicas
TCC
O Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia da FIMCA investe em uma sólida formação priorizando a qualidade de ensino com uma grupo de docentes qualificados. As atividades previstas no projeto pedagógico trazem embasamento matemático e físico, desenvolvendo no graduando competências e habilidades para aplicar conhecimentos técnicos e científicos para criação e aperfeiçoamento de equipamentos, máquinas e processos que podem trazer benefícios à sociedade com saúde e segurança.
Atividades Complementares
As atividades complementares se convertem em oportunidades de atualização e de enriquecimento complementando o perfil do formando, possibilitando o reconhecimento, por avaliação de habilidades, conhecimento e competência do aluno, inclusive adquirida fora do ambiente acadêmico, incluindo a prática de estudos e atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mercado do trabalho e com as ações de extensão junto à comunidade.
Atividades de extensão
Atividades de ensino e aprendizagem realizadas em ambientes destinados ao desenvolvimento das aptidões e habilidades, mediante atividades orientadas por professores capacitados. Nestas atividades deverão estar disponíveis diferentes tipos de equipamentos e materiais para o ensino ou aprendizagem, nas diversas modalidades do desempenho profissional, podendo ocorrer em espaços da instituição.
Egressos
Egressos
O que o aluno FIMCA pode esperar assim que ele se formar?
Que serão capazes de conceber, planejar, gerenciar e operacionalizar produções culinárias, atuando nas diferentes fases dos serviços de alimentação, considerando os aspectos culturais, econômicos e sociais.
Qual será o perfil do egresso depois de passar pelo FIMCA?
De acordo com o Catálogo Nacional dos Cursos Tecnológicos, o tecnólogo em Gastronomia concebe, planeja, gerencia e operacionaliza produções culinárias, atuando nas diferentes fases dos serviços de alimentação. Cria preparações culinárias. Planeja, controla e avalia custos. Coordena e gerencia pessoas de sua equipe. Valida a segurança alimentar. Planeja, elabora e organiza projetos de fluxo de montagem de cozinha. Identifica utensílios, equipamentos e matéria-prima em restaurantes e estabelecimentos alimentícios. Articula e coordena empreendimentos e negócios gastronômicos. Identifica novas perspectivas do mercado alimentício. Vistoria, avalia e emite parecer técnico em sua área de formação.
Porquê na FIMCA
O curso de Gastronomia da FIMCA possui diferenciais que nenhuma outra instituição oferece, como:
– Excepcional infraestrutura, com prédio próprio para o curso;
– Laboratórios de Cozinha Quente I, Cozinha Quente II, Panificação e Confeitaria, Bromatologia, Laboratório de Análise de Água, Laboratório de Microscopia;
– Aluno preparado para por em prática os elementos do empreendedorismo.