A Escola Itinerante Arquitetura FIMCA – 2019.2 teve hoje seu início logo no amanhecer, quando as 5 da manhã o grupo de acadêmicos e docentes do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Aparício Carvalho (FIMCA) partiram para mais uma viagem de estudos, desta vez, com destino internacional: Bolívia!
A chegada já guardava gratas surpresas! Chegar numa cidade histórica, como Guajará Mirim, tem a capacidade de despertar o olhar atento daqueles que observam os detalhes de uma cidade que foi palco da história de nosso Estado e em Guajará Mirim não foi diferente. A cada rua, a cada esquina, a cada nova construção e estilo arquitetônico identificados uma surpresa, um aprendizado!
A tarde foi de intensa imersão na arquitetura Art Decó que resiste ao tempo e ao abandono na cidade. Numa caminhada descontraída os acadêmicos puderam conhecer desde técnicas de restauro, mapa de patologias e a importância da preservação até a história da ferrovia que está intimamente ligada ao desenvolvimento de Rondônia e seus municípios e que se mostra evidenciada tanta nas edificações históricas quanto no estilo arquitetônico presente no local. O ápice do dia foi sem dúvida o por do sol que visto do alto da da serra que recepciona a todos que chegam em Guajará, teve um brilho a mais. A Serra dos Parecis não só reservou a todos um belo por do sol, mas um super banho de chuva para abençoar a todos em plena natureza preservada! Que dia!
Fonte: Ascom