Já ambientados à nossa cidade escola por um fim de semana, no segundo de Escola Itinerante Arquitetura FIMCA 2019.2 – Brasil – Bolívia foi dia de atravessar a fronteira e conhecer a cidade boliviana de Guayaramerin, a cidade irmã da quase homônima brasileira Guajará Mirim. Café da manhã reforçado, nossos itinerantes arquitetos rumaram rumo ao porto de fronteira brasileiro, atravessaram o Rio Mamoré e em solo boliviano iniciou-se a etapa internacional desta Escola Itinerante.
O foco inicial era conhecer a arquitetura tão diversa de Guayara, mas é impossível chegar a um país diferente e não se encantar com as diferenças culturais tão marcantes entre o Brasil e a Bolivia.
De “tuc tuc”, motocicleta adaptada tipica da cidade, seguimos até à Fábrica de Ladrilhos Hidráulicos que preserva a forma artesanal de produzir estes revestimentos que cobrem a cidade boliviana, desde calçadas até fachadas. Os acadêmicos puderam, in loco, não apenas observar o processo de confecção dos ladrilhos, mas a fazer seus próprios ladrilhos, manuseando as formas, cores e ferramentas guiados pelo proprietário da fábrica!
Após um dia boliviano, os acadêmicos retornaram ao Brasil e embalados por muita música o dia foi finalizado de forma bastante descontraída!
Fonte: Assessoria