Engenharia Civil
Reconhecido pelo MEC
Sobre o Curso
Sobre o curso
Carreira
Carreira
- Formar cidadãos e profissionais autônomos, reflexivos e capazes de desenvolver competências e habilidades que venham a contribuir na construção de um profissional apto para o mercado de trabalho atual e futuro;
- Formar cidadãos, profissionais na área de conhecimento da engenharia civil, com visão global, critica e humanística, aptos para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira;
- Estimular o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo;
- Possibilitar o conhecimento de novas tecnologias de comunicação, informação e construção, que permitam o desenvolvendo de competências e habilidades que favoreçam um posicionamento competitivo no mercado de trabalho;
- Incentivar o trabalho de pesquisa e a investigação científica, visando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, possibilitando, desse modo, uma integração mais harmônica do homem ao meio em que vive;
- Suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento profissional e possibilitar a sua concretização;
- Sensibilizar para o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os locais, os regionais e os nacionais;
- Estabelecer com a sociedade uma relação de reciprocidade através de diversos mecanismos, tais como a prestação de serviços especializados;
- Promover a extensão à sociedade das pesquisas científica e tecnológica geradas na instituição, visando à difusão das conquistas e os benefícios resultantes das mesmas;
- Estender à comunidade, em forma de cursos, conferências e publicações, os resultados dos estudos e das pesquisas científicas que realiza, como prestação de serviços à comunidade;
- Conscientizar seus alunos em relação aos problemas ecológicos, a fim de que se tornem proativos participantes na batalha da preservação do ambiente como garantia do bem-estar do Homem.
- Incentivar o desenvolvimento de uma visão crítica por parte do discente, considerando-o como sujeito ativo do processo de aprendizagem, e valorizando a ética nas relações pessoais e profissionais;
- Incentivar as atitudes de liderança, promovendo uma cultura favorável à aceitação do novo, procurando desenvolver a da capacidade criativa, a capacidade de comunicação oral e escrita, e privilegiando o estudo e demais atividades em grupos;
- Manter atualizados os conteúdos curriculares, integrar vertical e horizontalmente os conteúdos das diversas disciplinas, e incentivar a participação do corpo discente e docente na gestão colegiada do curso.
Atividades Acadêmicas
Atividades Acadêmicas
TCC
Os Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC tem o objetivo de integrar e consolidar as habilidades teóricas e experimentais adquiridas nos cursos de Engenharia. Como resultado parcial desta atividade acadêmica, espera-se que o aluno selecione estratégias e otimize soluções para os problemas pertinentes à sua área de formação, considerando seus aspectos científicos, tecnológicos, econômicos, ambientais e éticos. A coordenação do TCC, as coordenações dos cursos e os docentes envolvidos nos Trabalhos de Conclusão de Curso apoiam e orientam os alunos a atingirem com sucesso os objetivos de seus projetos, com base em uma abordagem de trabalho em equipe, integração e inovação.
Estágio
O Estágio tem como objetivo permitir que o aluno ganhe experiência prática em sua área de estudo, complementando sua formação profissional, desenvolvendo habilidades e atitudes, bem como aplicando conceitos teóricos em situações reais. É também ferramenta para inserção no mercado de trabalho. Por essa razão, recomenda-se que o aluno busque oportunidades de estágio em organizações que utilizem tecnologia atualizada e permitam sua posterior efetivação.
Atividades Complementares
O currículo acadêmico universitário deve ir além das atividades convencionais de sala de aula. Deste modo, as atividades complementares são um componente curricular obrigatório que proporcionam uma formação social, cultural e profissional ainda mais abrangente aos futuros engenheiros.
Seu foco principal é complementar a formação do discente, enriquecendo seu conhecimento teórico-prático ao realizar atividades fora dos programas das disciplinas previstas na grade do curso, as quais poderão estar relacionadas às três dimensões do ensino acadêmico que são: a pesquisa, o ensino e a extensão.
Pesquisa e Extensão
Os projetos integradores são atividades idealizadas com diversos intuitos, alguns deles são:
- realizar a integração dos alunos de diversos cursos e etapas para promover a troca de conhecimento;
- despertar a curiosidade e a vontade de aprendizado do aluno, diminuindo o índice de evasão do curso;
- aproximar o aluno da sua futura área de atuação;
- fazer com que o aluno perceba a importância de todas as matérias estudadas ao longo do curso e como todas elas são interligadas no dia a dia da sua profissão;
- estimular o protagonismo estudantil através de atividades práticas e teóricas onde os alunos acabam, por muitas vezes, aprendendo uns com os outros e de maneira descomplicada/divertida;
- entre outros.
Egressos
Egressos
A concepção, os objetivos e o currículo do Curso de Engenharia Civil da Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA, devem conduzir à formação de um profissional com conhecimentos, sólidos, inovador e atualizados capaz de promover o desenvolvimento de competências e habilidades do aluno, em consonância com o Art. 3º da Resolução CNE/CES nº 11, de 11 de março de 2002, publicado no Diário Oficial da União de 9 de abril de 2002. Seção 1, p. 32, que Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia, explicita que o formando egresso/profissional da engenha deverá ter como perfil sólida formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.
O Engenheiro Civil formado pela Faculdades Integradas Aparício Carvalho terá uma sólida formação, técnico-científica e profissional, generalista, com uma performance crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, estando apto para analisar e desenvolver o conhecimento adquirido ao longo do curso. Deverá ser capaz para atuar no mercado de trabalho, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade. Dispor de entendimento para utilizar as novas ferramentas de trabalho, onde competências e habilidades passam pelo domínio da computação e avançadas tecnologias de projeto, minimizando perdas e custos, e fazendo o correto uso de materiais e sistemas construtivos, tendo em vista a melhor concepção, planejamento, análise, construção, operação e manutenção das estruturas civis. Com intenso conhecimento da área estrutural, e das capacidades dos materiais e sistemas, devem ser capazes de avaliar e propor soluções inovadoras para a Engenharia Civil.
Estes profissionais deverão estar aptos ainda a ocupar cargos de gestão e coordenação junto a instituições públicas ou privadas, bem como se dedicar a decisões, onde os aspectos relacionados à gestão organizacional, segurança e gestão ambiental serão fortalecidos. Além disso, o egresso do curso de Engenharia Civil da Faculdades Integradas Aparício Carvalho será um profissional com sensibilidade e conhecimento prévio para identificar as necessidades no contexto em que estiver inserido, para poder colaborar na correção das distorções e carências habitacionais, regionais e nacionais, levando em consideração o emprego dos materiais reciclados e renováveis, podendo contribuir para o desenvolvimento de novos materiais e técnicas construtivas limpas e sustentáveis.
Com essa visão é que se delineia o perfil do profissional que o curso pretende formar, os valores e atividades, as habilidades e competências. Além dos conhecimentos prioritariamente técnicos, é ideal que o engenheiro civil tenha consciência dos aspectos humanísticos, sociais, éticos e ambientais envolvidos na sua ação.
Com este perfil, o curso atenderá ao que preceitua as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Engenharia Civil em relação às competências e habilidades propostas:
- Aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à Engenharia Civil;
- Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos;
- Identificar, formular e resolver problemas de engenharia;
- Projetar e conduzir experimentos e interpretar os resultados;
- Gerir, planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços no âmbito da Engenharia Civil;
- Desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas;
- Avaliar criticamente ordens de grandeza e significância de resultados numéricos;
- Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica e atuar em equipes multidisciplinares;
- Compreender e aplicar a ética nas relações sociais e profissionais;
- Avaliar o impacto das atividades da Engenharia Civil no contexto social e ambiental;
- Avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia;
- Efetuar vistoria, perícia, avaliação, monitoramento, laudo e parecer técnico;
- Assumir a postura de permanente busca de atualização profissional.
O egresso do Curso de Engenharia Civil da FIMCA contempla o conteúdo pedagógico necessário à formação profissional do Engenheiro, no que tange a desenvolver, incentivar e revelar as competências e habilidades dispostas no Art. 3º e Art. 4º da Resolução CNE/CES nº 11, de 11 de março de 2002, que Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Engenharia.
Porquê na FIMCA
O Curso de Graduação em Engenharia Civil da Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA, visa formar profissionais de nível superior generalistas com competências e habilidades necessárias para projetar, executar e administrar empreendimentos com a visão humanística, se integrando ao contexto social e econômico da região em que está inserido. Um profissional crítico e reflexivo, ético comprometido com a sua formação acadêmico-profissional, garantindo-lhes a apropriação e construção integrada e ativa de conhecimentos de engenharia de construção, possibilitando o desenvolvimento intelectual, cultural, ético e o aprofundamento de conhecimentos científicos no campo da engenharia civil.
Matriz Curricular
A estruturação e planejamento curricular do curso de graduação em Engenharia Civil, é resultado da reflexão sobre sua concepção, objetivos, perfil do egresso e o atendimento à legislação vigente que trata das diretrizes curriculares nacionais para o referido curso. Também foram consideradas as características especiais do profissional que se pretende formar.
A visão global da matriz curricular é de que as disciplinas se complementam e estão integradas de modo que os programas deverão propiciar a análise, explicação e reflexão do conteúdo da disciplina. Desse modo, o pressuposto da organização curricular é a permanente abordagem de conteúdos organizados de forma sistemática, onde a metodologia e as interfaces com a realidade trarão a flexibilidade e atualização, assegurando padrões de qualidade na formação do bacharel em Engenharia Civil.
Na elaboração da estrutura curricular, procurou-se considerar as afinidades entre os conteúdos ofertados a cada semestre, de sorte que a formação do aluno ocorra de maneira gradual e integrada.
É por meio do ensino teórico/profissionalizante e prático que a IES proporciona aos alunos uma clara visão de funcionamento do mercado de trabalho. As atividades curriculares procuram realçar ainda a formação humanista do aluno de forma a criar condições concretas para que no exercício o profissional esteja atento à característica social de seu trabalho e às constantes mutações sofridas pelas áreas das Engenharias, especialmente aquelas atinentes à tecnologia.
Corpo Docente
O corpo docente do Curso de Graduação em Engenharia Civil da Faculdades Integradas Aparício Carvalho possui titulação e capacitação diretamente relacionadas com as unidades curriculares propostas, bem como contribui para a formação do perfil do egresso, com suas competências e habilidades. O corpo docente do Curso é constituído de professores que reúnem qualidades de educadores, pesquisadores e profissionais de mercado e que assumem o compromisso de respeitar os princípios e os valores institucionais. O quadro docente do Curso é constituído por professores Doutores, Mestres e Especialistas.