Nesta terça (02), aconteceu o evento “Saúde do Trabalhador: Aspectos Psicossociais da Atuação Profissional nas Organizações”, organizado pelo curso de Psicologia do Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA. A palestra foi realizada em alusão ao dia 1º de maio, Dia do Trabalhador. Foi preparada uma mesa redonda com o objetivo de discutir sobre saúde mental, aspectos psicossociais e profissionais nas organizações, proporcionando conhecimento sobre temáticas da contemporaneidade, essenciais para a formação de um profissional atento às necessidades individuais e coletivas.
Foram convidadas para palestrar as psicólogas Sirlei Ribeiro de Barros, Psicóloga Clínica e Especialista em Mediação de Conflito e em Psicologia Jurídica e Forense; Silvia Moraes, Psicóloga Organizacional; Carla Janaína Mendonça de Melo, Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional; e Geisiane Meireles Rocha, Especialista em Teoria e Clínica Psicanalítica.
Carla Mendonça falou sobre a importância do psicólogo: “É muito importante o trabalho do psicólogo na esfera do trabalho prescrito. A gente contribui muito quando descrevemos os processos de trabalho, mapeia esses processos, pra facilitar o acesso dessas pessoas dentro das repartições públicas ou privadas pra desempenharem melhor os seus cargos e suas funções”.
Segundo Sirlei Barros, é importante antecipar com os alunos para que eles mergulhem nesse viés de como as organizações tem alcançado, aberto espaço de trabalho, de acolhimento. Que é preciso olhar para o trabalho como um celeiro para acolher muitos profissionais da psicologia.
A professora Geisiane Rocha falou sobre o objetivo da palestra: “É para que alunos de diversos períodos possam compreender a importância de pensar a saúde mental atrelada ao trabalhador. Principalmente o impacto que isso tem na sociedade, porquê o trabalho tem um significado social. O impacto na sociedade é para que possamos colocar o trabalho muito mais como sinônimo de saúde mental, prazer e satisfação, e minimizar os impactos negativos, que seriam o próprio sofrimento”.
Fonte: Ascom