A agronomia está entre as profissões que mais cresce no Brasil, devido o país está muito ligado à agricultura. Com isso, o agronegócio se mantém aquecido, aumentando a procura por profissionais.
Em Rondônia não é diferente, por ser um estado genuinamente agrícola e com o agronegócio forte, movimenta a economia e gera emprego tanto no campo quanto na cidade.
Neste contexto agrícola, está o agrônomo, profissional que abrange muitas áreas de atuação, com atividades em produção vegetal, extensão rural, pesquisa, gestão rural, vigilância sanitária, indústria de alimentos, entre outros.
Suas principais atividades é preparar o solo, combater pragas e doenças, bem como controlar a colheita, o armazenamento e a distribuição da safra. Também é possível atuar na área administrativa, financeira e econômica do setor agropecuário.
Loamy Almeida Reis, é egressa de agronomia e conta que o mercado que envolve o agrônomo é muito favorável para os profissionais que buscam a graduação e especialização na área.
“Concluí a graduação e já estou me especializando em georeferenciamento em propriedades rurais para atuar no mapeamento dos imóveis e sua área geográfica”, afirma Loamy.
“O profissional de agronomia vai muito além de atuar na agricultura é uma profissão que tem a vantagem de não ter barreiras. Com isso o mercado é muito amplo e se expande em oportunidades”, avalia Barbara esteves, dra. em produção animal.
Para quem deseja ingressar no curso de agronomia, a graduação tem a duração de 4 anos. Para exercer a profissão, é preciso ter o registro profissional do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea).
Fonte: Ascom