Neste sábado e domingo (03 e 04), aconteceu uma atividade de captura de insetos e morcegos. A prática aconteceu no Centro de Cultura e Formação Kanindé, na Zona Rural de Porto Velho e contou com a participação da professora e coordenadora do curso de Ciências Biológicas, Marcela Oliveira, da professora Kellen Kitten e da professora dos cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia, Ana Luzia. Os alunos dos cursos de Ciências Biológicas, Medicina Veterinária e Zootecnia montaram armadilhas no solo para capturar insetos, redes de neblina para capturar morcegos e redes de poliéster para capturar borboletas.
As atividades foram precedidas de informações gerais sobre comportamento, ecologia e classificação da ordem Chiroptera, além dos métodos de captura e contenção dos animais. Posteriormente serão tratados elementos básicos relacionados com a segurança pessoal e coletiva no manuseio de morcegos, incluindo o uso de EPIs. O mestre Mizael Pedersoli (bolsista FAPERO) e os alunos Shelda Ramos e Jardson de Souza Aguiar, vinculados ao laboratório de Mastozoologia e Vertebrados Terrestres da Universidade Federal de Rondônia, foram os monitores de captura e manejo de morcegos neotropicais. Os monitores de captura, coleta e triagem de insetos foram os alunos Matheus Paz e Vinícius Lins Costa, vinculados aos laboratório de Biologia e Diversidade de Insetos e Mastozoologia e Vertebrados Terrestres da Universidade Federal de Rondônia, respectivamente.
Durante a ação, 14 morcegos foram capturados e diversos insetos e borboletas, além de um pássaro Bacurau. A avaliação veterinária foi feita pela professora Ana Luzia e a captura dos morcegos e insetos foi coordenada pelas professoras Ana Luzia, Marcela e Kellen.
Fonte: Ascom