O discente André da Costa Tavares e o egresso Alexandre Henrique de Sousa Lima, do curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário Aparício Carvalho, publicaram um artigo intitulado “Observations on the diet of Aotus nigriceps (Primates: Cebidae) in an urban and peri-urban area in Rondônia state, Brazil” (Observações na dieta do Aotus nigriceps (Primates: Cebidae) na área urbana e peri-urbana no estado de Rondônia, Brasil, em tradução literal), na revista científica Mammalogy Notes. Eles foram orientados pela professora e coordenadora do curso, Marcela Oliveira.
O artigo fala sobre os diferentes itens da composição dietética do macaco, que é frungívoro, ou seja, se alimenta de frutos, sem danificar as sementes, sendo, portanto, capazes de depositá-las no ambiente para que possam germinar. O primata possui hábitos noturnos.
No estudo foi descrito o primeiro registro do consumo de inflorescências de Calliandra brevipes, conhecida como esponjinha, na zona periurbana e de inflorescências de Cocos nucifera, uma espécie de coco, de Eugenia uniflora, uma espécie de pitanga, e de alguns artrópodes na região urbana de Porto Velho.
Fonte: Ascom