Na última quinta-feira (25.07) acadêmicos dos cursos de Odontologia e Enfermagem da Faculdade FIMCA Vilhena participaram da ação ao dia do caminhoneiro. Esse evento foi realizado através da parceria do SEST/SENAT e a Instituição FIMCA Vilhena.
As atividades foram realizadas no posto Catarinense em Vilhena e cerca de 250 caminhoneiros receberam atendimentos. Foram realizadas palestras referentes a Prevenção de Câncer de Boca, testes de glicemia, aferição arterial. Os acadêmicos foram supervisionados pelos professores: Gustavo Fernandes, Rafael Sacchetti, Josiane Mesquita e Vanessa Souza.
A atenção ao câncer de boca é de grande importância, uma vez de acordo com dados do INCA estimam cerca de 14.700 casos de câncer na cavidade oral para o biênio de 2018-2019.
Trabalhados que são expostos em grande quantidade a luz solar nos lábios aumentam a probabilidade de desenvolver um câncer na região bucal e por conta desse fator os motoristas foram orientados a prevenir-se com o uso de protetores labiais.
Os sintomas do câncer de boca, às vezes, são nítidos, como feridas com ardor na boca, e às vezes não, sendo indolores no início, como uma ferida que não cicatriza e não dói.
O principal fator de risco para o surgimento do câncer bucal é o habito de fumar e ingerir bebidas alcoólicas ao mesmo tempo. Por mais que o álcool não seja um causador das alterações neoplásicas bucais, ele atua como um potencializador do fumo por interferir na capacidade de recuperação celular.
A FIMCA e o SEST/ SENAT firma essa parceria para atividades como essas, que visam a qualidade de vida da comunidade em geral.
Fonte: Felipe Bonazza