O mundo aguarda com grande expectativa para receber a vacina contra a Covid-19. Aprovação acende na população a esperança para o fim da pandemia. Enquanto a população acompanha com ansiedade a imunidade contra a doença, diversas empresas estão na corrida para a conclusão dos testes e a aprovação das Agências Reguladoras de Saúde.
O ano se encerra com boas perspectivas sobre as vacinas. Algumas que estão em teste apresentaram resultados positivos, é o que explica a Dra. Deusilene Souza, chefe do Laboratório de Virologia da Fiocruz em Rondônia.
“Sabemos que a produção de uma vacina é a longo prazo, mas o contexto de uma pandemia sabemos que é possível acelerar as fases para entregar o resultado o mais rápido possível. Porém, esses estudos são acompanhados por agencias de saúde mundial porque são pesquisa que precisam de regulamentação”, explicou Dra. Deusilene.
As vacinas são substâncias biológicas, preparadas a partir dos microorganismos causadores das doenças (bactérias ou vírus), modificados laboratorialmente, de forma a perderem a sua potência de provocar doença.
A questão da vacina é um processo que avalia resultados em muitas etapas, além dos resultados obtidos. Algumas empresas obtiveram eficácia acima de 90% e mostra avanço no resultado final.
Outro ponto que Dra. Deusilene observa é o fato da logística em regiões muito afastadas e que precisam manter os produtos bem conservador. “A logística é um desafio que deverá ser estudado para poder fazer essa vacina chegar a toda a população”, pontuou.
Fonte: Ascom