Fisioterapia
Reconhecido pelo MEC
Sobre o Curso
Sobre o curso
Carreira
Carreira
Onde ele poderá atuar?
- Setor público: hospitais, universidades, institutos de pesquisa.
- Setor privado: hospitais particulares, clinicas, empresas, setor desportivo, ONGs.
Ele sairá preparado para abrir algum negócio?
Sim, sairá preparado para ser um empreendedor por meio da prestação de serviços tanto em home care, quanto na gestão de sua clínica.
Atividades Acadêmicas
Atividades Acadêmicas
TCC
É um trabalho de conclusão de curso que visa permitir ao aluno da graduação a vivência prática do desenvolvimento da pesquisa acadêmica e a sua formação crítica na área do conhecimento.
Estágios
Os estágios ocorrem a partir do sétimo período onde o aluno vai correlacionar e aplicar à teoria a prática de modo a capacita-lo em sua atuação profissional junto às áreas de Ortopedia, Traumatologia e Reumatologia; Neurofuncional adulto e da criança, saúde da Mulher e da Criança em âmbito ambulatorial, Geriatria, em Fisioterapia no âmbito hospitalar, Fisioterapia na Saúde da Mulher.
Atividades Complementares
São todas e quaisquer atividades constituintes das áreas de ensino, extensão e pesquisa, cuja finalidade é possibilitar a flexibilização curricular dos cursos de graduação. Elas visam, portanto, à complementação do processo de ensino-aprendizagem com objetivo de viabilizar a flexibilização curricular, de forma a possibilitar a inserção dos estudos de temas polêmicos da atualidade, na estrutura curricular do curso de Fisioterapia, bem como possibilitar ao aluno diversificar sua formação e desenvolver sua capacidade de lidar com problemas e buscar soluções, conforme sejam seus interesses e necessidades pessoais/profissionais.
Atividades de extensão
Programas e/ou projetos de Extensão, como exemplo projeto castanheira que acontece semestralmente levando atendimentos especializados a comunidade;
Participação em cursos de extensão; participação em Eventos de Extensão como exemplo Seminários, Palestras, Congressos, Conferências, Encontros, Jornadas e similares;
Pesquisa
- Iniciação a pesquisa através do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
- Pesquisas populares, visando aproximação e integração com a comunidade.
- Pesquisas vinculadas a ações pedagógicas e Institucionais
- Pesquisas direcionadas ao desenvolvimento científico e tecnológico
- Pesquisas voltadas à solução de problemas específicos.
Egressos
Egressos
O fisioterapeuta formado na FIMCA é um profissional com potencialidades para desenvolver projetos nas áreas do ensino, pesquisa e extensão, prestar consultoria e assessoramento técnico-científico em sua área de atuação, gestão e gerenciamento direto e indireto de suas atividades profissionais em órgãos e instituições. Sua formação profissional permite que avalie, planeje e estabeleça as etapas do tratamento, selecionando e quantificando recursos, métodos e técnicas fisioterapêuticas apropriadas para cada caso, reavaliando sistematicamente o seu trabalho durante todo o processo terapêutico. Utiliza na sua prática, diversos recursos físicos e naturais (água, eletricidade, calor, luz, frio), massoterapia, cinesioterapia (terapia através de movimentos) e manipulação terapêutica de vários segmentos corporais.
Porquê na FIMCA
Qual o diferencial do curso?
O curso de Fisioterapia da FIMCA, trás grande diferencial e possibilidades ilimitadas aos futuros fisioterapeutas, por ser uma profissão da área da saúde que visa prevenir e recuperar pacientes com distúrbios funcionais do corpo causados ou não por traumas adquiridos ou por alterações genéticas. O curso possui um corpo docente altamente qualificado, experiente e comprometido no processo ensino/aprendizagem priorizando a qualificação de excelência para a prática profissional.
Quais laboratórios específicos foram usados e podem ser durante o curso?
O curso de fisioterapia dispõe de centro de reabilitação no próprio campus da IES para prática clínica; piscina aquecida para atendimento de hidroterapia à população.