Com uma palestra sobre o tema “A Ética do Estudante de Medicina”, proferida pela Dra. Maria do Carmo Demasi Wansa, Presidente do CREMERO – Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia, foi lançado na manhã do dia 24 de agosto, no auditório da FIMCA, Faculdades Integradas Aparício Carvalho, o Código de Ética do Estudante de Medicina de Rondônia. O livreto, distribuído após a palestra para os estudantes de medicina da FIMCA, é uma publicação produzida pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia (CREMERO) em conjunto com a União Rondoniense dos Acadêmicos de Medicina (URAM), entidade composta por alunos das quatro escolas médicas do estado, com o apoio do Conselho Federal de Medicina.
Além dos acadêmicos e professores de medicina, a palestra contou com a presença da Dra. Maria Sílvia Fonseca Ribeiro Carvalho de Moraes, vice-diretora da FIMCA; Dr. Iran Gallo, diretor do Conselho Federal de Medicina; Dra. Simi Bennesby, 1ª tesoureira do CREMERO; Dr. Jorge Santo Simon, coordenador do Curso de Medicina da FIMCA; e Bruno Carminato, tesoureiro da URAM.
Em sua palestra a presidente do CRM-RO, Maria do Carmo Wanssa, disse que o código de ética do estudante de medicina é a concretização de um sonho e representa um avanço no aprendizado dos futuros médicos porque aborda questões interessantes sobre os direitos e deveres do estudante, bem como a relação com os pacientes e as instituições.
A vice-diretora da FIMCA, Dra. Maria Sílvia, ressaltou a importância do código, afirmando que, “embora a ética seja uma disciplina presente na grade curricular do Curso de Medicina, os professores poderão, agora, tratá-la de forma transversal, com foco em situações pontuais, promovendo o ensino mais adequado da Ética entre estudantes de Medicina e incentivando sua prática, buscando, desta forma, melhorar a relação médico-paciente e diminuir o número de infrações éticas durante o exercício profissional do futuro médico”.
O coordenador do Curso de Medicina, Dr. Jorge Simon, elogiou a participação dos acadêmicos na elaboração do código, através da URAM: “foi muito boa essa participação, pois o código traz recomendações importantes para que, desde a sua graduação, o futuro médico se comprometa com a moral e a ética, com a prestação responsável de cuidados, com a honestidade diante de pacientes e colegas, com a solidariedade, a compaixão e o respeito pela vida humana.”
Conforme o diretor do Conselho Federal de Medicina, Dr. Hiran Gallo, a primeira tiragem do documento foi de cinco mil exemplares, reunindo de forma sintética e didática os princípios éticos encontrados na literatura e aqueles idealizados pelos próprios alunos, cujo cumprimento é recomendável a todos os estudantes de Medicina de Rondônia. “Seu principal objetivo é incentivar a Ética entre os próprios estudantes, bem como nas suas relações com as demais pessoas e instituições, e prepará-los para o pleno exercício da Ética Profissional”, disse o médico.
Após a palestra e a distribuição do Código de Ética do Estudante de Medicina de Rondônia aos acadêmicos, a vice-diretora da FIMCA, Dra. Maria Sílvia, conduziu os membros da mesa por um tour nos laboratórios do Curso de Medicina, com especialidade no Laboratório de Habilidades e Simulação.