O Centro Universitário Aparício Carvalho e a Faculdade Metropolitana, através da direção Acadêmica, em parceria com o Núcleo de Apoio Pedagógico e as Coordenações de Cursos, lançou o Projeto ENADE – Formação Geral 2025, uma iniciativa voltada à preparação dos estudantes para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Promovido pelo INEP, o ENADE avalia a qualidade dos cursos de graduação no Brasil e é dividido em duas partes: formação geral, que aborda temas amplos e universais, e formação específica, focada nos conhecimentos técnicos de cada curso.
Segundo o professor Gilmar Nascimento, com o objetivo de fortalecer a preparação para a parte de Formação Geral, foi criado o “Fórum Permanente de Debates – Temas Atuais e Gerais”. O projeto visa proporcionar um espaço de discussão onde acadêmicos e interessados possam debater questões de relevância para a sociedade brasileira, abrangendo temas políticos, sociais, econômicos, culturais e outras questões contemporâneas.
A iniciativa busca, além de auxiliar na preparação para o ENADE, promover o desenvolvimento crítico dos alunos, oferecendo um espaço para a troca de ideias e reflexões sobre questões presentes em diferentes exames, concursos entre outros.
A Formação complementar universitária possui grande relevância para a formação acadêmica, uma vez que permite vivenciar diversos cenários sociais, políticos e econômicos. agregando aprendizado teórico-prático à formação discente.
No próximo dia 19 às 14:00 nas dependências do Anfiteatro Maria Silvia Carvalho irá ocorrer a palestra com o tema: Questão climática na Amazônia com o Dr. Luiz Alves dos Santos Neto, Analista Meteorologista, Doutor em Desenvolvimento Regional e Meio-Ambiente pela Universidade Federal de Rondônia e Meteorologista e Analista em Ciência e Tecnologia do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia-Centro Regional de Porto Velho (CENSIPAM-CR/PV).
Fonte: Ascom