No último sábado, dia 11 de maio, ocorreu o lançamento dos guias Primatas do Povo Paiter-Suruí e Primatas do Estado de Rondônia, realizado na sede do Movimento da Juventude Indígena de Rondônia, na rua Dom Pedro II, 1892, no bairro Nossa Senhora das Graças.
Os guias inéditos contaram com a contribuição de pelo menos 13 pesquisadores, incluindo a docente do Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA Marcela Alvares Oliveira, e representam uma nova fase nos estudos sobre primatas no estado. No total, foram catalogadas 29 espécies desses animais. No guia, cada espécie acompanha o nome científico e popular, além de ilustrações coloridas.
O guia do povo Paiter-Suruí é resultado da dissertação apresentada por Fabrício Suruí em seu trabalho de mestrado, cujo foco foi a Etnoprimatologia, um campo que combina estudos sobre culturas humanas com a observação de primatas, do povo Paiter-Suruí. Dessa forma, o biólogo indígena se consagrou como o primeiro Etnoprimatólogo indígena no Brasil, além de principal autor do material. O guia apresenta não apenas ilustrações exclusivas, mas também incorpora grafismos tradicionais do povo Paiter-Suruí em sua composição.
Após a finalização do guia dos Paiter, iniciou-se a criação do guia dos Primatas do Estado de Rondônia. “Para ele, fizemos questão de convidar pessoas que já pesquisavam sobre primatas na região”, explica Marcela, bióloga, primatóloga, indigenista e uma das idealizadoras dos guias.
A impressão dos exemplares de ambos os guias foi financiada pela organização não governamental Re:Wild, que visa proteger, conservar e restaurar a natureza. O Grupo Educacional Aparício Carvalho parabeniza os envolvidos no projeto e reitera seu compromisso em ter um corpo docente formado por profissionais de excelência como a professora Marcela.
Fonte: Ascom