O Grupo Educacional Aparício Carvalho tem como um de seus princípios, o estímulo ao debate filosófico de seus alunos e também na manutenção da saúde mental da comunidade acadêmica. Esses dois interesses deram origem a uma das disciplinas que está presente na grade curricular de todos os cursos da instituição: A disciplina de Felicidade.
Atualmente lecionada pelo professor e psicólogo Gedeon Ferraz, a matéria tem o intuito de estimular o debate filosófico da temática. De acordo com o professor, o conceito de felicidade atualiza-se conforme o movimento da sociedade: ´´ Historicamente, passamos da ideia de felicidade como simples satisfação dos prazeres imediatos para um conceito envolto de religiosidade e destinado à salvação da alma. Na disciplina transitamos entre os pensadores: Aristóteles, Platão, Epicuro, Julían Marias e Jean Paul Sartre até os teóricos da psicologia como Sigmund Freud, Jacques Lacan, tendo aulas baseadas nas estruturas e conceitos atuais da psicologia positiva“.
A disciplina foi construída sobre a tríade de proporcionar um espaço de vivências favoráveis a uma boa qualidade de vida no ambiente acadêmico, apresentando estratégias comportamentais e cognitivas que possam auxiliar o estudante a lidar com os fatores estressores do dia-a-dia e cultivar o autoconhecimento, a solidariedade, o respeito às diferenças e o diálogo no ambiente acadêmico.
Para o psicólogo, estimular o debate sobre a temática ´´proporciona ao acadêmico a possibilidade de autonomia e autoconhecimento sobre seus sentimentos, emoções e sua própria ideia de felicidade, desta forma vivenciar a vida acadêmica com propósitos claros e leveza“.
A disciplina de felicidade convida o acadêmico à uma reflexão sobre suas emoções, sentimentos e propósitos de vida, conduzindo-o a lugar de auto regulação e conhecimento de mecanismos e estratégias para uma jornada acadêmica e profissional saudável.
Para a acadêmica do primeiro semestre de Psicologia, Elione Matos, a disciplina é um momento de desacelerar: ́ ́A aula de felicidade é um alívio no meio da semana. É um momento leve em que falamos sobre os nossos sentimentos, as causas deles e o impacto em nossos relacionamentos diários, contribuindo positivamente principalmente no relacionamento com colegas de sala“, afirma a aluna.
Fonte: Ascom