Nesta quarta (8), aconteceu o evento Mulheres Protagonistas, promovido pelos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Psicologia do Centro Universitário Aparício Carvalho. A atividade aconteceu no Anfiteatro Maria Silvia Carvalho e teve como palestrantes Débora Machado Aragão, Defensora Pública do Estado de Rondônia; Maiara Trindade de Souza, egressa do curso de Gestão Comercial da FIMCA; e Thaís Tudela, Psicóloga Social atuante no CREAS – Mulher. A solenidade contou com a participação de alunos e profissionais da FIMCA, e pessoas da comunidade em geral.
A psicóloga Thaís Tudela falou sobre os desafios de ser mulher: “Neste Dia Internacional da Mulher, a mulher tem muitos desafios, e um deles é sobreviver diante da violência. Eu venho falar sobre a violência, que mata uma mulher por dia no Brasil, e que a cada 4 horas, uma pessoa do sexo feminino é agredida. É importante a gente lembrar dessas mulheres, pra gente poder acolhê-las, ajuda-las… Porque às vezes elas estão ao nosso lado, convivendo com a gente, sendo parte da nossa família ou do nosso círculo de amizades, e a gente nem sempre sabe como agir, ou até mesmo se essa mulher está sofrendo algum tipo de violência. Então, venho esclarecer sobre a violência, sobre como ajudar essa mulher, e é muito importante que ela consiga sair desse ciclo de violência”.
A professora Izabel Cristina Pinto, dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, comentou sobre as palestras: “Esse ano a temática é sobre Mulheres Protagonistas, com relatos de vida, de sua história, e o objetivo é fazermos a ponte para falarmos de sua experiência de vida, de sua experiência profissional no mercado de trabalho, com a inclusão da mulher nesse mercado. A ideia é de falar sobre os desafios da mulher no mercado de trabalho, e em seguida, falar das estratégias para essa mulher adentrar no mercado, com mais respeito, independência e maior diversidade”.
Fonte: Ascom