Neste sábado (19), aconteceu na Fazenda Escola do Centro Universitário Aparício Carvalho, o Dia da Integração dos cursos de Agronomia, Zootecnia e Medicina Veterinária. Ocorreram apresentações de 8 unidades demonstrativas sobre diferentes temas: Fossa asséptica em propriedade rural, Sistema de produção de biofertilizantes on farm com uso de produtos biológicos, Sistema agroecológico, manejo e alimentação animal e diversos cultivos como algodão, hortaliças, pitaia, horto medicinal e um sistema para recuperação de área degradada.
O acadêmico do 2º período de Agronomia, Gabriel Camilo, falou sobre a experiência: “O nosso projeto tem o objetivo de mostrar para o pequeno e médio produtor como a gente pode implementar tecnologias biodigestoras em áreas rurais. Essas tecnologias vem para melhorar a qualidade de vida, bem como oferecer fertilizantes mais baratos, além de que a fossa séptica é utilizada para a segurança das pessoas que vivem na fazenda”.
A acadêmica Cátia explicou sobre a produção de fertilizante natural: “nós montamos um sistema de multiplicação de bactérias psedomonas fluorescens, que são bactérias produzidas on farm, ou seja, na própria fazenda, pra fazer os biofertilizantes. Essas bactérias são responsáveis por fazer a biodegradaçãodos estercos pra montar os biofertilizantes, utilizando açúcares, água e a bactéria”.
A professora e coordenadora dos cursos de Agronomia e Zootecnia e organizadora do evento, Ana Emília Tavares, falou sobre a programação: “Esse é um dia finalização de trabalhos que os alunos desenvolvem durante o semestre. Os alunos tem projetos alinhados às disciplinas que estão cursando e, com isso, eles conseguem alinhar teoria à prática. Eles entregam para a comunidade as pesquisas, os projetos que estão analisando e que estão realizando”.
Fonte: Ascom