Você sabia que a educação financeira pode ser a solução que está faltando na sua vida? Isso mesmo. A educação financeira nada mais é do que a habilidade de lidar com as finanças de modo que os ganhos possam cobrir todos os gastos, sem comprometer sua qualidade de vida.
O administrador e professor Edney de Souza, explica que essa prática é importante para auxiliar os consumidores na administração dos seus rendimentos, nas suas decisões de poupança e investimento, no seu consumo consciente e na prevenção de situações de fraude.
“É importante ter controle nas suas finanças pessoais, principalmente neste período do ano em que as pessoas estão suscetíveis a gastar mais com as comemorações e presentes. Extrapolar seu orçamento pode gerar muitos transtornos depois que as festas passarem”, alerta Edney.
Outro ponto citado pelo professor, diz respeito ao período de pandemia, quando muitas pessoas perderam emprego e outros tiveram redução de salários que gerou crise econômica.
“O brasileiro não tem o hábito de planejar suas finanças. A educação financeira inicia no comportamento de cada pessoa e não nos seus rendimentos. Assim como alguns indivíduos vivem tranquilamente com um salário médio, outros vivem em dificuldades mesmo recebendo altos salários”, pontua o professor.
Ele listou algumas dicas para manter o controle financeiro de sua família. Entre outros ajustes que cada pessoa deve seguir, confira:
- Planejamento financeiro;
- Organizar seus gastos dentro do seu orçamento;
- Fazer planilhas para medir seus gastos e ganhos, entre outros.
Fonte: Ascom