Hoje para comemorar o dia do Contador conversamos com o professor Me. Raimundo dos Santos Marinho, como forma de homenagear todos os profissionais, professores e estudantes do Centro Universitário Aparício Carvalho –Fimca.
Raimundo ingressou na Universidade Federal de Rondônia em 1998 para cursar Ciências Contábeis. Se especializou em Perícia Contábil e Metodologia do Ensino Superior para trilhar os caminhos da docência.
Em seguida cursou mestrado em Ciências Contábeis pela FUCAPE (2017), com pesquisa em Contabilidade Pública. Atualmente é o professor mais antigo do curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Aparício Carvalho.
Confira a entrevista:
Centro Universitário: Porque escolheu cursar Ciências Contábeis?
Raimundo: A formação no curso de Ciências Contábeis proporciona um leque amplo de oportunidades para o desempenho da profissão. Todos os seguimentos econômicos, sejam eles da iniciativa privada ou pública, necessitam do profissional com formação na área de Ciências Contábeis.
O profissional contábil, portanto, é bastante demandado no mercado, de certa forma, mais ainda em cenários de crises, uma vez que reúne conhecimentos que possibilitam prestar informações indispensáveis à tomada de decisões no ambiente das empresas.
Todo esse cenário de oportunidades contribuiu de forma pontual para minha opção por cursar Ciências Contábeis.
Centro Universitário: Como iniciou sua carreira profissional?
Raimundo: Meu encanto pela profissão contábil surgiu por volta dos 16 anos de idade, quando fui trabalhar como office-boy em um escritório de contabilidade e fique deslumbrado com aquele ambiente.
Com o passar do tempo, passei a realizar trabalhos no departamento de pessoal, mas continuava a manter contato com os demais setores, tal situação contribuiu para minha formação. A graduação em Ciências Contábeis me reservava uma grata surpresa, o despertar da vocação para o magistério do ensino superior, naturalmente, na área de Ciências Contábeis.
Assim, ao concluir a graduação e tendo prestado o exame do Conselho Federal de Contabilidade, sequenciei os estudos para minha primeira especialização em Metodologia do Ensino Superior, para também atuar como professor e continuar nos estudos para consegui alcançar o título de Mestre em Ciência Contábeis, além de outros projetos futuros.
Centro Universitário: Qual conselho daria para os futuros contadores?
Raimundo: O Contador, não pode pautar o seu trabalho apenas pela retribuição econômico-financeira que sua atividade irá lhe proporcionar – o que é justo e necessário – mas deve, também, exercer o seu ofício com o propósito de contribuir para o sucesso pessoal e profissional de seus clientes.
Assim, é munus do Contador desempenhar seu trabalho com honestidade, zelo, seriedade, responsabilidade, generosidade, ser gentil e ter empatia no trato com as pessoas, porque muitos sonhos (patrimônios) que são colocados sob seus cuidados dependem dessa gama de expertise para serem alcançados, para evoluírem e se perpetuarem no mundo dos negócios.
O Centro Universitário Aparício Carvalho parabeniza todos os profissionais, professores e estudantes de Ciências Contábeis.
Fonte: Ascom