A profissão de odontologia está entre as mais importantes para a saúde da sociedade. Fazer a manutenção regular e manter o cuidado dental são tão importantes quanto consultar um cardiologista, neurologista ou outras especialidades. Cuidar da saúde da boca não é apenas uma questão de estética, mas de prevenção para uma vida saudável, uma vez que, algumas doenças graves podem surgir pela falta de higiene bucal.
Mas com a pandemia do covid-19 e o distanciamento social que afetou o mundo, as atividades nas clínicas odontológicas foram suspensas, ficando disponível apenas serviços hospitalares e emergenciais.
De acordo com o professor Pedro Ivo, aos poucos os atendimentos estão retornando obedecendo todas as normas de segurança, recomendado pela Organização Mundial de Saúde.
“A odontologia, assim como toda a profissão da saúde tem várias frente de atendimento. O cirurgião dentista inserido no consultório assim como outros setores, suspendeu o atendimento fazendo semente casos urgentes”, afirmou o professor.
O professor destacou também que na odontologia, os equipamentos de EPI são obrigatórios, mesmo antes da pandemia, essa medida faz parte dos cuidados com a profissão.
Para todas as áreas houve grandes mudanças desde conduta, equipamentos e a relação do profissional com o paciente. Houve algumas alterações. No mais já usávamos todos os cuidados de esterilização e materiais em sua maioria já são descartáveis. Inserimos alguns novos equipamentos e materiais na nossa rotina como produtos de higiene de superfície”, explicou professor Pedro.
Acompanhe entrevista completa no Programa Sala de Opinião que será exibido nos canais:
TV Porto Velho – canal 10 (via cabo): diariamente às 12h:00, às 15h:00, às 18h:00 e às 22h:00.
Rede TV – canal 17.1: de segunda a sexta-feira das 22h:00 às 23h:00.
SBT (Vilhena –canal 11.1): de segunda a sexta-feira das 13h:00 às 14h:00.
Reprises:
Rede TV – canal 17.1: sábado das 22h:00 às 23h:00 e domingo das 16h:30min às 17h:30min.
Fonte: Assessoria