Considerando a declaração de pandemia do Coronavírus (COVID-19) pela Organização Mundial da Saúde. Mesmo não havendo caso confirmado de infecção pelo COVID-19 em Rondônia até a presente data, contudo, tendo em vista o estágio de transmissão comunitária em outros Estados – não sendo mais possível identificar o caso fonte (contato com estrangeiros, viajantes ou não)-, entende prudente a adoção de medidas preventivas de contágio para evitar a propagação do vírus, caso o mesmo chegue ao Estado. Dessa forma, o Centro Universitário Aparício Carvalho-FIMCA visando a disseminação de medidas de prevenção e controle ao COVID-19 recomendadas pelo Ministério da Saúde, reforça:
I – Lave as mãos com água e sabão várias vezes ao longo do dia. Se não houver água e sabão, você pode usar desinfetante para as mãos à base de álcool.
II – Ao tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com o cotovelo flexionado ou com um lenço de papel. Se utilizar um lenço, jogue-o fora imediatamente e lave as mãos.
III- Caso você esteja com sintomas de resfriado (febre e tosse) utilize máscara em sala de aula e adote as medidas de segurança. Se a febre se manter constante igual ou superior a 37,8º e acompanhada de tosse, recomenda-se ficar em casa e adotar as medidas de isolamento domiciliar.
III- Evite contato próximo com pessoas que estejam com sintomas de resfriado (febre e tosse).
Mantenha distância de 1 metro.
III- Evite aglomeração de pessoas (a partir de 100 pessoas ou mais), em ambiente aberto ou fechado, como medidas de segurança;
III – Toda pessoa que chegar do exterior ou de estado brasileiro que tenha caso confirmado de COVID-19 deve manter isolamento domiciliar durante 07 (sete) dias, caso não apresente nenhum sintoma e, caso apresente, o isolamento seja de 14 (catorze) dias e que o paciente use máscaras e seja avaliado em uma unidade básica de saúde, UPA ou hospital (na inexistência das duas anteriores).
Reforçando que com bases nos artigos científicos publicados até o momento cerca de 85% dos pacientes confirmados com o COVID-19 apresentam sintomas leves de resfriado e se curam espontaneamente. Neste caso é indicado o isolamento domiciliar (não sair de casa e nem receber visitas), medicamentos simples (para febre e dor) e hidratação oral associados a medidas de higiene como: lavar as mãos várias vezes ao dia, uso contínuo do álcool em gel e etiqueta respiratória (cuidado ao tossir ou espirrar, dentre outros).
FIMCA E VOCÊ JUNTOS CONTRA O CORONAVÍRUS
Fonte: Ministério da Saúde e Governo do Estado de Rondônia