Agronomia
Reconhecido pelo MEC
Sobre o Curso
Sobre o curso
Carreira
Carreira
Onde ele poderá atuar?
Os egressos podem ser absorvidos em várias atividades e locais. Na região de Porto Velho e demais munícipios de Rondônia existem várias lojas agropecuárias, porto graneleiro, fazendas, granjas, empresas de assistência técnica (pública e privadas), onde o egresso pode exercer sua profissão.
O curso também prepara o aluno para abrir o próprio negócio, abrindo novas oportunidades.
Atividades Acadêmicas
Atividades Acadêmicas
TCC
O trabalho de conclusão de curso se dispõe ao treinamento do acadêmico na investigação científica e na busca por informações corretas, servindo como ferramenta para auto gestão e auto avaliação do estudante.
Estágios
A vivência prática confere um diferencial na formação dos estudantes. Estágios extracurriculares são estimulados, seja na própria faculdade ou em outros locais. Nas grades de agronomia ESTÀGIOS são componentes obrigatórios.
Atividades Complementares
Além da formação de base técnica, o aluno necessita de complementações durante a sua formação. Assim, são estimulados a participação em semanas acadêmicas, simpósios, congressos, além de o curso dispor de projetos de extensão e científicos, favorecendo a formação de profissionais mais completos, com vivências diversificadas.
Atividades de extensão
As atividades de extensão ocorrem de maneira multidisciplinar, nas grades do curso. A agronomia participa de eventos levando a comunidade educação ambiental, conhecimentos de plantas medicinais, cultivos caseiros, dentre outras ações direcionadas conforme o público atendido.
Pesquisa
Os docentes de agronomia são estimulados a realizar pesquisas de interesse regional e nacional. Atualmente há a participação de docentes em dois grupos de pesquisa da instituição vinculados ao CNPq.
E PIBIC
Nestes grupos de pesquisa há estudos em andamento, tendo alunos bolsistas e voluntários participando das ações.
Egressos
Egressos
O que o aluno FIMCA pode esperar assim que ele se formar?
Os egressos podem ser absorvidos em várias atividades e locais. Na região de Porto Velho e demais munícipios de Rondônia existem várias lojas agropecuárias, porto graneleiro, fazendas, granjas, empresas de assistência técnica (pública e privadas). Os agricultores/produtores de Rondônia são muito carentes de assistência e orientação técnica, sendo um mercado interessante para a prestação de serviços, como regularização fundiária, ambiental, crédito rural, dentre outras atividades.
Qual será o perfil do egresso depois de passar pelo FIMCA?
As aptidões esperadas pelos egressos de agronomia são principalmente o “aprender a aprender”, a comunicação interpessoal, técnicas gerenciais e o trabalho em equipe. Destaca-se que o “aprender a aprender” é construído a partir de uma base científica sólida, que não se resume a trabalhos acadêmicos, mas a capacidade de resolução de problemas e discernimento de informações. Dessa forma, o egresso estará apto a trabalhar em toda a cadeia produtiva de produtos agropecuários, desde a produção em campo, armazenagem, fiscalização, gerenciamento, compra e venda, pericia e auditoria, dentre outras funções ligadas às ciências agronômicas. Assim sendo, o egresso deverá ser capaz de propor soluções nos mais diferentes cenários e ambientes onde ocorrerem problemas, dentro da cadeia agropecuária, cumprindo sua dupla função social, que além de garantir a produção sustentável e de qualidade dos produtos, visa à melhoria da qualidade de vida e a rentabilidade do produtor/agricultor, respeitando e preservando o meio ambiente.
Porquê na FIMCA
Nosso corpo docente é formado por mestre e doutores especialistas nas áreas de Solos, Fitopatologia, Fitotecnia Microbiologia, Bioquímica, Biologia da Conservação, Ovinocaprinocultura, Reprodução Animal, Forragicultura, etc. que atuam em diversos setores do Agronegócio: Emater, Idaron, Incra, Consultores em diversas empresas no ramo da agricultura e pecuária.
- Fazenda-Escola: a Fazenda-Escola da FIMCA possui criação de bovinos, ovinos, caprinos e aves de corte e postura; Campo agrostológico com a coleção de diversas tipos de pastagens; Cultivo de diversas espécies (laranja, limão , banana, maracujá e pitaia); Àrea com sistema agroflorestal; Área para cultivo de grãos, Fábrica de ração.
- Os Laboratórios de ciências agrárias são utilizados nas aulas práticas das disciplinas especificas dos cursos de Agronomia e Zootecnia:
-
- Laboratório de entomologia com mais de 5.000 insetos catalogados;
- Laboratório de Botânica com diversos espécimes de plantas daninhas e plantas comerciais.
- Laboratório de análise de águas utilizado nas práticas sobre qualidade da água de rios, piscicultura, etc.;
- Laboratório de solos com estrutura para análises física, química e classificação do solo;
- Laboratório de Bromatologia para análise nutricional de alimentos, pastagem, etc.