No último sábado, dia 1º de junho, aconteceu a 15ª edição do Dia da Integração das Ciências Agrárias, um evento que reuniu estudantes dos cursos de agronomia e zootecnia do Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA, na fazenda-escola da instituição. Este dia de campo foi uma oportunidade para a demonstração de projetos agrícolas integradores dos cursos para a comunidade e agrônomos locais.
Mais de 200 acadêmicos, do primeiro ao último período, participaram do evento. Os Projetos de Integração foram elaborados para alinhar o ensino teórico com a prática, abordando temas relevantes para as necessidades dos produtores e as atualidades de Rondônia. Neste semestre, foram apresentadas nove estações temáticas, cada uma explorando um tópico crucial para o setor agropecuário e rural:
• Turismo rural: agregando valor à propriedade
• Horto medicinal: contando ciências através das plantas
• Eficiência da verticalização da cadeia produtiva do maracujá
• Morfologia dos solos: importância e impacto
• Seu pasto é uma lavoura
• Cultivo de pitaya
• Utilização de tecnologias e intensificação na bovinocultura de corte
• Sintropia: uma ideia sustentável
Dr. Aparício Carvalho, Reitor Emérito da FIMCA, e a Magnífica Reitora da FIMCA, Dra. Mariana Carvalho, estiveram presentes na visita ao campo e ficaram entusiasmados com as demonstrações. “Esses experimentos são fantásticos! Me sinto extremamente feliz e lisonjeado de ver o que é apresentado para a melhoria da agricultura familiar e a importância desses alunos no cenário econômico de Rondônia”, afirmou Dr. Aparício.
“É um dia de muita interação, aprendizado e troca de experiências. Ficamos muito felizes de ver pessoas da comunidade tendo a oportunidade de aprender com os estudantes. Que possamos, cada vez mais, valorizar a agricultura familiar, trazendo muitas orientações para as pessoas que participam deste dia de campo”, declarou Dra. Mariana Carvalho.
A FIMCA é a única instituição de Rondônia que possui uma fazenda-escola, o que permite aos alunos colocar toda a teoria em prática e aproveitar momentos como esse para complementar sua formação, compartilhando conhecimento com a comunidade.
Fonte: Ascom