Publicado em: 18/05/2017

Serviço Social discute a Defesa das Liberdades Democráticas e dos Direitos Sociais em sua IX Semana Acadêmica

Por: Dcom

s

Em comemoração ao dia do Assistente Social - 15 de Maio, o Curso de Serviço Social das faculdades Integradas Aparício Carvalho - FIMCA iniciou nesta segunda-feira (15), a sua IX Semana Acadêmica, com a Temática “EM DEFESA DAS LIBERDADES DEMOCRÁTICAS E DA GARANTIA DOS DIREITOS JÁ CONQUISTADOS”, que é um tema que está sendo discutido amplamente no país pelos Assistentes Sociais e estudantes de Serviço Social como forma de aprimorar a reflexão e decifrar a realidade social vivida nos espaços ocupacionais de trabalho e estudo na atual conjuntura brasileira.

Este ano de 2017, o conjunto formado pelo Conselho Federal e Conselhos Regionais de Serviço Social desenvolve a campanha com o tema “Na luta de classes não há empate”, destacando o compromisso da categoria em defesa das liberdades democráticas e dos direitos sociais, ilustrando a intensificação da violência e criminalização das lutas sociais.

O objetivo da Semana Acadêmica é teorizar a temática para discussão e aprimoramento intelectual dos/as profissionais e promover a reflexão teoria/prática na comunidade acadêmica do Serviço Social e promover o fortalecimento dos profissionais e dos acadêmicos em formação para contribuírem na garantia de descriminização dos movimentos sociais de resistência e fortalecê-los na defesa das políticas públicas e sociais que estão passando por reformas na atual conjuntura.  

A abertura da semana aconteceu na segunda-feira, dia 15 de maio, no auditório do SENAC e sua abertura contou com a participação da Profa. Me. Zilene Santana S. Rabelo, Coordenadora do Curso Serviço Social da FIMCA, da Secretária de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social, Assistente Social Hérika Fontinele e do Presidente do CRESS/RO Prof. Me. Carlos Henrique Gomes.

Em seguida foi realizada a Palestra que contou com a participação do Prof. Dr. Luiz Fernando Nóvoa Garzon, Chefe do Departamento de Ciências Sociais da UNIR, que discorreu sobre o tema: EM DEFESA DAS LIBERDADES DEMOCRÁTICAS E DA GARANTIA DOS DIREITOS JÁ CONQUISTADOS. O Evento contou ainda com a participação do representante da CUT, Sr. João Anselmo Cavalcante e da estudante Tais de Souza Leite que é coordenadora do Diretório Central dos Estudantes da UNIR, que falaram sobre a resistência dos movimentos sociais na garantia dos direitos.

Na sua fala de abertura a Coordenadora do Curso de Serviço Social, Profa. Me. Zilene Rabêlo, frisou que o dia do Assistente Social sempre foi um “momento de nos confraternizarmos, mas também momento de refletirmos sobre os acontecimentos que vivenciamos na realidade do país a cada ano” . Ela relatou ainda que a história do Serviço Social foi feita de lutas.  Passamos por lutas que vão desde o reconhecimento da profissão até as lutas em que fomos também protagonistas das conquistas  em que tivemos garantidos vários direitos sociais que hoje a população brasileira usufrui.

Ressaltou ainda que para o Serviço Social este é um momento em que as novas gerações também devem se engajar de forma efetiva na luta efetiva pela garantia dos direitos sociais já conquistados, “por isso saímos dos muros da IES e viemos todos aqui hoje para refletirmos com o conjunto de profissionais do Estado e estudantes de outras IES e mais uma vez assumirmos o compromisso ético político de nossa Profissão - Da garantia intransigente dos direitos humanos, aí incluídos nossas liberdades democráticas e os direitos sociais conquistados”.

A Semana encerra na próxima sexta-feira, dia 19.05, com o PROJETO INTEGRAR, no qual são desenvolvidas Atividades Culturais que neste ano traz a temática: SOCIODIVERSIDADE E MULTICULTURALISMO: inclusão / exclusão, violência, tolerância/intolerância, sexualidade, relações de gênero e relações étnico-raciais.

Neste projeto também são acolhidos os alunos do primeiro período e também é prestada homenagem aos concluintes do semestre.

 


Veja os cursos que a Fimca oferece!

Parceiros:

parceiros

Faculdades Integradas Aparício Carvalho - FIMCA

Todos os Direitos reservados - 2009