Publicado em: 2006-07-13 18:33:37

Concludentes de Odontologia da FIMCA apresentam trabalhos científicos

Por: administrador

s

O auditório das Faculdades Integradas Aparício Carvalho (FIMCA) foi disponibilizado dia 03 de julho para apresentações de trabalhos de conclusão dos acadêmicos do Curso de Odontologia. Os trabalhos apresentados abordaram os mais diversos temas ligados a Odontologia, resultantes de pesquisas realizadas pelos concludentes em laboratórios, assim como pesquisa de campo e também de revisão de literatura.

 

A Professora Liliane Ibara, que coordena o Centro Integrado de Fomento à Iniciação Cientifica e Extensão (CIFICE), informou que os trabalhos apresentados abordaram temas, que em seu ponto de vista, de extrema importância para comunidade: como está o índice epidemiológico da cárie em Porto Velho, o que as mães sabem sobre a cárie, sobre a higiene bucal dos filhos, a falta de flúor no abastecimento de água da cidade, entre outros.

 

Liliane destacou a pesquisa feita pela acadêmica Carina Lélia Muniz que constatou a falta de fluoretação da água de abastecimento em Porto Velho. "Este foi um trabalho muito importante para que tenhamos uma visualização do quanto é primordial prevenir", Liliane disse ainda que "ter a adição do flúor na água de abastecimento de Porto Velho seria um meio eficaz para prevenir o maior número de pessoas com baixo custo, porque nem todos têm acesso a dentifrícios fluoretados, aplicação de flúor e as pessoas carentes seriam beneficiadas com a fluoretação da água de abastecimento público, pois é barata em relação a um tratamento odontológico".

 

De acordo com a Coordenadora do CIFICE "uma das preocupações da FIMCA é a saúde coletiva, tanto que em nossa grade curricular temos Odontologia preventiva desde o primeiro período. Formamos dentistas e cirurgiões dentistas, mas formamos profissionais generalistas que tenham uma visão preventiva e não apenas curativa".

 

Liliane Ibara ressaltou que "a FIMCA promove a iniciação cientifica e está empenhada na realização de programas preventivos visando às comunidades não apenas de Porto Velho, mas também de todo o estado de Rondônia", e declarou também que "em 2002, a instituição criou a Revista FIMCA, que chega a seu 4º volume, com o objetivo de divulgar as pesquisas realizadas no âmbito acadêmico e sua existência consiste em significativo avanço no incentivo da pesquisa cientifica realizada em Rondônia".

Veja os cursos que a Fimca oferece!

Parceiros:

parceiros

Faculdades Integradas Aparício Carvalho - FIMCA

Todos os Direitos reservados - 2009