Publicado em: 15/05/2018

Serviço social discute os Direitos Humanos na XI Semana acadêmica

Por: Dcom

s

Em comemoração ao dia do Assistente Social, comemorado no dia 15 de maio, o curso de Serviço Social das Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA iniciou nesta segunda-feira, 14 de maio, a XI Semana Acadêmica do Serviço Social com a temática “Direitos Humanos em tempo de Resistencia”. O evento contou com a participação da Profa. Me. Zilene Santana S. Rabelo, Coordenadora do Curso Serviço Social da FIMCA, Dr. Esequiel Roque, Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB e Luciano Torres, presidente do CRSS 23° Região.

No ano de 2018, o conjunto formado pelo Conselho Federal e Conselhos Regionais de Serviço Social desenvolve a campanha com o tema “Nossa escolha é a resistência: somos classe trabalhadora!”, destacando que em tempos de ataque aos direitos da população, de avanços da onda conservadora e reacionária, de desmontes subsequentes das políticas sociais, a única escolha é a resistência. A peça central de divulgação traz também o texto de apoio “Em defesa dos direitos da população e do trabalho profissional com qualidade”, que reafirma o posicionamento crítico da categoria e de que lado ela tem estado nos últimos 35 anos, além de ressaltar a luta pelos direitos do trabalho de assistentes sociais e os impactos na qualidade dos serviços prestados à população.

O objetivo da Semana Acadêmica é discutir temáticas transversais dos Direitos Humanos para poder formar o assistente social com perfil para intervim nas questões sociais que venha violar qualquer tipo de direito do cidadão.

Na sua fala de abertura a Coordenadora do Curso de Serviço Social, Profa. Me. Zilene Rabêlo frisou que o evento é um grande aprendizado para os acadêmicos: “A Semana acadêmica de serviço social é um evento que proporciona que os alunos tenham múltiplos olhares sobre diversas temáticas que são transversais em todas as disciplinas do curso, e neste ano estamos trazendo a temática dos direitos humanos que está sendo tão violados, os direitos humanos na atualidade, onde os assistentes sociais brasileiros convocam para resistirmos diante de tantos desmontes das politicas públicas, dos direitos sociais”.

A Profa. Catarina Vaquer, coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico, representando o Dr. Aparício Carvalho, diretor da Faculdade FIMCA, enfatizou que o curso de serviço social é importante para a instituição: “O serviço social é uma profissão belíssima e de grande responsabilidade, na verdade o assistente social pode e deve mudar realidades, ele é responsável por muitas vidas, quando nos fazemos parte da realidade da vida de alguém, seja de uma criança ou adulto, nós estamos tendo a oportunidade de fazer alguma transformação”.       

Em seguida foi realizada uma mesa redonda, mediada pela professora mestra do curso de serviço social da FIMCA Erivania Patrícia, com o Dr. Esequiel Roque e Luciano Torres.

A programação continua ao longo da semana, nesta terça-feira, 15, será exibido o documentário “10 anos do curso de Serviço Social da FIMCA na defesa dos Direitos Humanos”, uma homenagem as Assistentes Sociais supervisoras de Campo de Estágio e o Projeto Integrar. Nos dias 16, 17 e 18 de maio terá os minicursos.

Veja os cursos que a Fimca oferece!

Parceiros:

parceiros

Faculdades Integradas Aparício Carvalho - FIMCA

Todos os Direitos reservados - 2009