Publicado em: 11/12/2017

Colação de Grau da 9ª Turma do curso de Medicina da FIMCA é realizada no Teatro Estadual Palácio das Artes

Por: Dcom

s

Pela nona vez o verde esmeralda dominou as atenções dos presentes no ricamente decorado Teatro Estadual Palácio das Artes, onde realizou-se a Solenidade de Colação de Grau da 9ª  Turma do curso de Medicina das Faculdades Integradas Aparício Carvalho - FIMCA, na noite desta sexta-feira (08/12).

Os quarenta e dois integrantes da 9ª turma, passaram de um grupo de acadêmicos e tornaram-se os mais novos médicos do Estado de Rondônia, após a cerimônia de Colação de Grau presidida pelo Diretor Geral Dr. Aparício Carvalho.

A solenidade também contou com a presença de amigos e familiares dos novos médicos, além de autoridades acadêmicas como a Vice diretora das Faculdades Integradas Aparício Carvalho, Dra. Maria Silvia Fonseca Ribeiro Carvalho de Moraes; Dr. Maurício Carvalho, Presidente da Câmara de Vereadores do Município de Porto Velho e Diretor de Expansão da FIMCA; Dra. Maria Conceição Ribeiro Simões, Coordenadora do Curso de Medicina; Rita Ramalho, Coordenadora acadêmica da FIMCA; e  Dr. Carlos André Trench de Souza,  patrono da 9ª turma.

O juramento de Hipócrates, declaração solene tradicionalmente feita por médicos por ocasião de sua formatura, foi realizado pela formanda Ana Paula Gonçalves de Mendonça.

A passagem de galhardete foi feita pelo formando Braz Emanuell Souza Lima para a acadêmica Gabriela Sena Barreto representante da 10ª Turma de Medicina de 2019.

O orador da turma foi o acadêmico Gabriel Bonfante Scarpa Vasconcelos, que relembrou em seu pronunciamento a caminhada que iniciou a alguns anos atrás junto com a turma,  a diversidade cultural, social e intelectual vivenciada nos seis anos de curso, agradeceu aos pais, familiares e mestres pelo apoio indispensável à realização do sonho de se tornarem médicos.

O diretor geral, Dr. Aparício Carvalho em seu discurso, salientou aos novos médicos que é necessário para ser um bom profissional, a formação, mas, que se essa formação não estiver atrelada a humildade de nada adiantou tanto tempo em uma faculdade e não se ter a noção de como tratar uma pessoa. “Para nós, colegas médicos, é essencial que sejamos humildes e saibamos nos comunicar com nossos pacientes, entender porque este paciente está em nosso consultório”.

Também em seu pronunciamento Dr. Aparício Carvalho encerrou dizendo, “E para finalizar, quero lembrar aos novos médicos, que nunca devemos duvidar do fato de que o nosso trabalho cotidiano é um ato de serviço, de entrega, e é nele que nossa humanidade se expressa das mais diversas formas. De tal maneira que muitas vezes, não estamos em boas condições mentais ou físicas para dar todo o nosso potencial, porque o médico também, como todas as pessoas, padece das mais variadas problemáticas que afligem ao homem. Entretanto, em tais momentos, é quando o ato de serviço exige uma amplitude de verdadeiro amor ao próximo; porque apesar de existirem circunstâncias que nos dominem, devemos redobrar nosso esforço para carregar em nossas costas o peso dos problemas do nosso paciente. Sucesso! É tudo quanto lhes desejo. Lembrando que ter problemas é inevitável, mas ser derrotados por eles é opcional. A decisão é de cada um de vocês”.

Muito obrigado.

Veja os cursos que a Fimca oferece!

Parceiros:

parceiros

Faculdades Integradas Aparício Carvalho - FIMCA

Todos os Direitos reservados - 2009