Publicado em: 05/10/2016

SETEMBRO AMARELO ENCERRA SUAS ATIVIDADES COM DEBATE SOBRE VALORIZAÇÃO DA VIDA COM ACADÊMICOS E PROFISSIONAIS DA ÁREA DA SAÚDE

Por: DCOM

s

As Faculdades Integradas Aparício Carvalho (FIMCA) e Metropolitana, em parceria com o Núcleo de Psiquiatria de Rondônia e outras instituições, vem atuando nas ações de Setembro Amarelo em prevenção ao combate ao suicídio.

Os eventos foram realizados também em conjunto com a ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), que trouxe a campanha para o Brasil. A meta é combater o estigma que envolve o tema e informar a população, incentivando a mídia a falar sobre o assunto.

Desde o último dia 9 de setembro, o Núcleo de Psiquiatria de Rondônia juntamente com as faculdades FIMCA, Metropolitana e outras instituições, desenvolveram trabalhos de divulgação, alerta e prevenção em vários pontos da capital Porto Velho como: PANFLETAGEM nas principais avenidas da cidade com a distribuição de panfletos, indicando que o mês de setembro foi voltado para a causa da prevenção ao suicídio, CAMINHADA PELA VIDA no Espaço Alternativo onde a rotatividade é de aproximadamente 5 mil pessoas no final de semana praticando exercícios físicos, DIVÃ NA RUA onde em vários bairros e principais praças, pessoas foram abordadas em um bate-papo com a finalidade de identificar sinais ou mal-estar psíquico promovendo um suporte psicológico para a pessoa abordada, caso necessário, entre outros.

No dia 27/09, uma mesa redonda com o tema “O trabalho do profissional da saúde com pacientes suicidas” foi realizada com a finalidade de expor e discutir diferentes atuações e visões a respeito do indivíduo que pensa no suicídio. Para o debate, diversos profissionais renomados da capital foram convidados. Kelma Johnson – Psicóloga do Hospital Infantil Cosme e Damião, Daniel Amaral – Coordenador do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), Dra. Elza Gabriela – Médica do SAMD (Serviço de Atendimento Médico Domiciliar) e Dr. Aparício Carvalho – Médico Psiquiatra e Presidente do Núcleo de Psiquiatria de Rondônia.

No dia 29/10 foi realizada na Vila Olímpica, atividades voltadas para conscientização e prevenção do combate ao suicídio, acadêmicos dos cursos de psicologia, educação física, música, serviço social e outros participaram das atividades, onde foi realizado exercício laboral, zumba e outras atividades rítmicas, com o acompanhamento da docente do curso de educação física, Júlia Tonon.

No encerramento do evento, a banda do curso de música da Faculdade Metropolitana, fez uma linda apresentação para o público presente, com músicas onde os acadêmicos puderam fazer uma reflexão sobre a valorização a vida.

A Coordenadora do NAIA (Núcleo de acompanhamento e Integração Acadêmica), Cleuza Avello Correa, fala do empenho de todos nas ações realizadas. “Tudo o que foi realizado durante esse mês de setembro foi de suma importância, a vida é tão passageira, e o Dr. Aparício viu essa necessidade de abordar esse assunto e conscientizar a todos, de repente tem alguém que precise na família e com essas palestras e ações que foram desenvolvidas, os acadêmicos puderam perceber que dentro de suas próprias casas pode haver alguém com os sintomas do suicídio e ao final das palestras tiveram o interesse em saber o endereço e como é feito o tratamento para essas pessoas, isso foi muito positivo e a instituição tem toda essa preocupação com os nossos alunos”.  

E encerrando as atividades ao mês voltado para prevenção do suicídio, reforçamos com mais um debate, com o tema “O trabalho do multiprofissional de valorização da vida”, com o objetivo de conscientizar e orientar sobre os sintomas que indicam a ocorrência de uma depressão.

Com breves palavras de incentivo, Dr. Aparício Carvalho fez a abertura do evento e convidou os demais participantes para dar inicio a mesa redonda, foram eles: Cynthia Zulian - professora especialista do curso de Psicologia, Zilene Santana Silva Rabelo – Assistente Social, Alcione Martins Paes – Nutricionista e Wellington Fellini – Psicólogo da unidade de acolhimento – POP (Centro de Referencia a pessoa em situação de rua). 

Dr. Aparício Carvalho Diretor da FIMCA e Presidente do Núcleo de Psiquiatria de Rondônia, fala da importância do evento. “O suicídio sempre foi algo assim proibido de falar, nós precisamos ajudar as pessoas, suicídio sempre foi um tabu, as famílias não falam, às vezes sofremos intensamente essa dor da depressão e da tristeza profunda e não temos ninguém em casa para poder falar. Esse mês tivemos a oportunidade de debater esse assunto com vários profissionais da área de saúde, acho que só a partir do momento em que nós estivermos unidos em defesa da vida e da valorização da vida é que vamos diminuir esse alto índice de suicídio no Brasil, aqui em Rondônia o número é menor, mais é bastante elevado, temos uma média de 100 suicídios por ano, no Brasil 11 mil pessoas suicidam por ano, no mundo 1 milhão de pessoas suicidam, então é um número muito elevado e nós precisamos encontrar mecanismos para poder estancar essas perdas tão valorosas, e muitas vezes nós salvamos uma vida com uma palavra, um dialogo ou até com um afeto”.

A Coordenadora do curso de Psicologia Maria Cristina Calori, faz uma breve avaliação do que foi o evento em todo o mês de setembro. “Nós queríamos e continuamos querendo, não só habilitar o aluno e conscientizar sobre a questão do suicídio, da depressão que leva ao suicídio, mas da importância de quebrar esses tabus, sobre a vivência do outro e a falta de atenção, então é muito importante e isso foi um inicio de um trabalho que nós esperamos que seja continuo essa conscientização. O resultado foi bastante acima de expectativa, pois é um assunto que não podemos esgotar, foi bastante produtivo, alcançamos êxito, esse trabalho de divã na rua e cada pessoa que você consegue ouvir, que você consegue fazer um encaminhamento foram de extrema importância para nós profissionais da Psicologia, e os acadêmicos tem que estar capacitados a esses temas”.  

Confira as fotos:

 

Veja os cursos que a Fimca oferece!

Parceiros:

parceiros

Faculdades Integradas Aparício Carvalho - FIMCA

Todos os Direitos reservados - 2009