Publicado em: 15/6/2015

ENFERMAGEM DA FIMCA É DESTAQUE NA SEMANA ESTADUAL DO COREN

Por: Departamento de Comunicação e Marketing

s

Com o Trabalho “Promovendo a saúde do idoso em um Centro de Convivência da terceira idade: relato de experiência”, produzido pelas graduandas Cassia Fernandes Teles, Dayanne Cavalcante do Nascimento, Jania Mercado Bezerra, Jakeline Chagas França e Rute Moura  da Conceição, do 6º período, orientadas pela professora Sulamita Alves da Silva, o curso de enfermagem da FIMCA (Faculdades Integradas Aparício Carvalho) foi destaque na Semana Estadual de Enfermagem realizada pelo Coren-RO (Conselho Regional de Enfermagem). O Trabalho das graduandas de enfermagem da FIMCA obteve a segunda melhor avaliação entre todos os banners apresentados.

A produção destaca que a construção de um sistema de serviços de saúde democrático – universal igualitário e integral – constitui um processo social e político que se realiza por meio de formulação de políticas públicas voltadas para a saúde,  essencialmente no cotidiano dos serviços de saúde. O trabalho evidencia a perspectiva de que as políticas de saúde se materializam na “ponta” do sistema, mediante ação de atores sociais e suas práticas no cotidiano dos serviços, como relevante para a reflexão crítica sobre os processos de trabalho em saúde, visando à produção de novos conhecimentos e ao desenvolvimento de novas práticas de saúde consoantes com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). Diante disso, a produção acadêmica destaca que a integralidade na assistência a saúde do idoso se apresenta como processo de promoção, prevenção e recuperação da saúde.

De acordo com o trabalho, a integralidade dos serviços e das práticas de saúde caracteriza-se pela assimilação das práticas preventivas e das práticas assistenciais por um mesmo serviço. “Neste contexto a população não precisa ser atendida somente nas unidades de saúde, tendo em vista que os profissionais de saúde, através de ações de interação na comunidade, executam atividades de identificação de agravos, fazendo seu diagnóstico como doenças de hipertensão e diabetes, entre outras patologias, ainda executam atividade de prevenção e promoção da saúde através de vacinação, bem como, educam para a prevenção destas enfermidades”, mencionam as graduandas, com base em sua vivência no Centro de Atendimento ao Idoso. 

Veja os cursos que a Fimca oferece!

Parceiros:

parceiros

Faculdades Integradas Aparício Carvalho - FIMCA

Todos os Direitos reservados - 2009