Publicado em: 12/3/2015

CONSELHEIRA FEDERAL DE FARMÁCIA DESTACA AVANÇOS DA PROFISSÃO DE FARMACÊUTICO EM PALESTRA NA FIMCA

Por: Departamento de Comunicação e Marketing

s

Os avanços da profissão de farmacêutico e as oportunidades oferecidas em Rondônia foram destaques de palestra ministrada por Lérida Vieira, conselheira federal de Farmácia, para graduandos do curso de Farmácia da FIMCA (Faculdades Integradas Aparício Carvalho). Segundo a conselheira, são mais de 70 áreas onde o profissional farmacêutico pode atuar, todas devidamente regulamentadas pelo Conselho Federal de Farmácia.

No âmbito de Rondônia, conforme Lérida Vieira, existem várias áreas de atuação para o farmacêutico, sendo que as maiores oportunidades são oferecidas nas farmácias comunitárias, cujo mercado tem avançado em todo o país. “Hoje, o farmacêutico está presente em muitas áreas e aqui no estado existe uma demanda de serviços que carecem de novos profissionais na área farmacêutica. Mas, é necessário que haja uma preparação diferenciada para que vocês também sejam profissionais diferenciados”, disse Lérida Vieira, aos graduandos do curso de Farmácia presentes ao auditório do campus universitário da FIMCA.

Diante das novas tendências do mercado, Lérida Vieira orientou aos futuros farmacêuticos quanto à necessidade de uma preparação antecipada, a fim de que o mercado de trabalho os veja como referências. “É preciso começar a ser um profissional de sucesso desde agora,  estabelecendo metas e preparando-se para o mercado sempre com o objetivo de ser referência e não apenas mais um”, recomendou a conselheira federal.

Em sua palestra, Lérida Vieira salientou aos graduandos de Farmácia a importância do desempenho de cada um ao longo do curso, especialmente quanto à responsabilidade e ao comprometimento com o processo de aprendizagem. “Vocês serão profissionais de saúde e ser um profissional de sucesso depende da conduta. É preciso ter planejamento, meta e foco porque ser destaque como profissional depende de foco e de responsabilidade enquanto acadêmicos”, acrescentou.

Lérida Vieira esclareceu aos graduandos que os Conselhos Regionais de Farmácia representam a categoria nos estados, enquanto o Conselho Federal atua na regulamentação das atribuições dos profissionais farmacêuticos. “O farmacêutico presta relevantes serviços à comunidade, cabendo informar que uma das maiores conquistas é a prescrição farmacêutica, com exceção de medicamentos com tarja vermelha, que ainda é uma prerrogativa apenas dos médicos”, acrescentou a conselheira. “Os bons profissionais certamente se destacarão porque essa atribuição exige conhecimento e muito estudo. Só a graduação já não é suficiente”, complementou Lérida Vieira, incentivando aos graduandos que se empenhem ao máximo nos estudos e aproveitem o curso para começar a projetar suas carreiras desde agora. 

Veja os cursos que a Fimca oferece!

Parceiros:

parceiros

Faculdades Integradas Aparício Carvalho - FIMCA

Todos os Direitos reservados - 2009