Publicado em: 3/10/2014

“OUTUBRO ROSA” - A FIMCA TE INFORMA A ORIGEM DO MOVIMENTO

As Faculdades Integradas Aparício Carvalho – Fimca diante da grandeza do movimento “Outubro Rosa” informa sobre o surgimento e a importância dos cuidados com a saúde da mulher.

Por: Dcom Fimca

s

Para as Faculdades Integradas Aparício Carvalho – Fimca a importância em trazer informações sobre os cuidados com a saúde da mulher neste mês em que se trabalham ações voltadas à prevenção do câncer de mama, informamos mais sobre este movimento – “Outubro Rosa” que toma conta do mundo.

Em 1997, entidades de Yuba e Lodi, nos Estados Unidos, começaram de forma efetiva a comemorar e desenvolver ações voltadas à prevenção do câncer de mama e denominaram o mês de outubro como sendo “Outubro Rosa”. Sempre trabalhando ações que eram e são, até hoje, direcionadas à conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce.
Como forma de sensibilizar e conscientizar, incialmente as cidades se enfeitavam com laços cor de rosa, inicialmente os locais públicos, depois foram surgindo ações como: corridas, desfiles de moda com mulheres que já haviam passado por tratamento do câncer de mama dentre várias outras ações.
A popularidade do “Outubro Rosa” fez com que alcançasse o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de uma nobre causa.
Segundo o INCA são esperados 57.120 novos casos de câncer de mama, para 2014, no Brasil. O câncer de mama é o tipo de câncer, que mais mata e acomete as mulheres em todo o mundo. As taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do mundo. Em 2012 as maiores taxas ficaram na Europa Ocidental.
Alguns fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de mama são bem conhecidos, como: envelhecimento, fatores relacionados à vida reprodutora da mulher, história familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, sedentarismo, exposição à radiação ionizante e alta densidade do tecido mamário.
No Brasil, a mamografia bienal para mulheres entre 50 e 69 anos e o exame clínico das mamas, realizado anualmente a partir os 40 anos, são ações e estratégias recomendadas para a detecção precoce do câncer de mama em mulheres com risco padrão.

Veja os cursos que a Fimca oferece!

Parceiros:

parceiros

Faculdades Integradas Aparício Carvalho - FIMCA

Todos os Direitos reservados - 2009