Publicado em: 11/6/2013

Capacitação Pedagógica para Professores de Medicina

O objetivo do encontro foi trazer as novidades para os professores e as novas metodologias utilizadas em sala de aula, principalmente de acordo com as exigências hoje do MEC.

Por: Cíntia Nascimento

s

Aconteceu no último sábado, 08 de junho, no auditório da FIMCA, Faculdades Integradas Aparício Carvalho, uma capacitação pedagógica para os médicos, professores do curso de medicina da Instituição.

O objetivo do encontro foi trazer as novas metodologias utilizadas em sala de aula, principalmente de acordo com as exigências hoje do MEC. “O médico é um profissional que não foi preparado para dar aula, então é necessário inseri-lo dentro desse contexto, nessa parte pedagógica. Sendo assim, é de suma importância que ele também tenha conhecimento do que é ser o professor médico e por isso estamos sempre dando essa capacitação contínua, onde eles trazem as dificuldades que enfrentam em sala de aula, e nós orientamos como devem proceder”, afirma a Assessora Pedagógica da FIMCA, professora Rita Lima.

Nesse encontro os professores viram sobre as formas de avaliação, com a Professora Rita Lima, em seguida foi a vez da Professora Maria Jose falar das práticas pedagógicas contemporânea e para finalizar a professora Nina Lee assumiu a frente para mostrar a importância da mídia no processo de ensino-aprendizagem.

Os professores reconhecem a necessidade desse aprendizado, como conta o professor de Técnica Cirúrgica e Cirurgia Pediátrica, Antonio Gurgel “é fundamental essa iniciativa da FIMCA, em nos proporcionar essa capacitação. Pois somos técnicos, no meu caso minha formação em cirurgia pediátrica, fui treinado para operar e atuar dentro de um hospital, não fui preparado para estar em sala de aula. Esse encontro é importantíssimo, pois é um treinamento para atuar na sala de aula, na avaliação com o aluno, no contato direto com o acadêmico. Pra quem quer viver essa vida acadêmica é fundamental procurar se aprimorar”.

Durante o evento já foi possível perceber o resultado positivo “no intervalo já ouvi algumas afirmações de professores em que contavam que elaboraram uma avaliação, porém perceberam agora que não estava de acordo, e estavam dispostos a refazê-la. Então, já vimos o compromisso desses docentes em estarem envolvidos e atenderem as nossas orientações”, comenta a Coordenadora do Curso de Medicina, Professora Dra. Maria da Conceição Ribeiro Simões. 

Veja os cursos que a Fimca oferece!

Parceiros:

parceiros

Faculdades Integradas Aparício Carvalho - FIMCA

Todos os Direitos reservados - 2009