Publicado em: 5/4/2012

Dia Internacional da Saúde

Este ano o foco da campanha é em favor do envelhecimento saudável. A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta os países para adoção de medidas que garantam o envelhecimento saudável da população.

Por: Sérgio Mello

s

Acadêmicos dos cursos de Farmácia e Nutrição da FIMCA, Faculdades Integradas Aparício Carvalho, participam do Projeto Viver Bem Viva da Mais, a ser desenvolvido no próximo sábado, dia 07 de abril, no Espaço Alternativo da Av. Jorge Teixeira (entre o Hospital de Base e o Aeroporto), como parte das atividades que marcam o Dia Internacional da Saúde.

O Dia Internacional da Saúde foi criado em 1948, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), através da preocupação de seus integrantes em manter o bom estado de saúde das pessoas do mundo, bem como alertar sobre os principais problemas que podem atingir a população. Ter saúde é garantir a condição de bem estar das pessoas, envolvendo os aspectos físicos, mentais e sociais das mesmas, em harmonia, definição dada segundo a OMS.
O Projeto Viver Bem Viva da Mais é uma iniciativa da Drogaria Farmabem, com o apoio dos seguintes parceiros: CBM/RO – Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia; FIMCA – Faculdades Integradas Aparício Carvalho; FHEMERON – Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia; SEMES – Secretaria Municipal de Esporte e Lazer; SEMTRAN – Secretaria de Municipal Transporte e Trânsito; e SESC/RO.
Durante o evento serão desenvolvidas as seguintes atividades, sob a responsabilidade dos respectivos parceiros:
‡ Aferição de P.A. - Farmacêutico FB, Farmácia FIMCA e SESC
‡ Análise Capilar - Haskell
‡ Aulas de Aeróbica - WIN
‡ Degustação de Produtos - Pit Stop e Danone
‡ Distribuição de Água – Pur’água
‡ Distribuição de Balões à Gás – Farmabem
‡ IMC - Nutrição FIMCA
‡ RCQ - Nutrição FIMCA
‡ Panfletagem – Farmabem e parceiros
‡ Peso e Altura - Nutrição FIMCA
‡ Teste Nível Glicêmico - Farmácia FIMCA e SESC
‡ Orientações Uso Racional Medicamentos
‡ Orientações Nutricionista
‡ Sorteio de Brindes: L’oreal, Haskell e Kimberly
Envelhecimento e Saúde
Este ano o foco da campanha éem favor do envelhecimento saudável. A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta os países para adoção de medidas que garantam o envelhecimento saudável da população. Por isso, o tema foi escolhido pela entidade para o Dia Internacional da Saúde, a ser celebrado no próximo dia 7, e que marca os 64 anos de fundação da entidade.
O alerta da OMS decorre da previsão de que, dentro de poucos anos, pela primeira vez, a população com mais de 60 anos de idade será maior que a de crianças com menos de 5 anos. Até 2050, 80% dos idosos estarão vivendo em países pobres ou em desenvolvimento.
De acordo com as recomendações da OMS, as autoridades de saúde precisam conter as doenças crônicas não transmissíveis que mais atacam os idosos, como ataque cardíaco, câncer, diabetes e doenças pulmonares. De acordo com a diretora-geral da OMS, Margareth Chan, as pessoas em países pobres têm risco, quatro vezes maior, de morrer ou sofrer alguma deficiência por causa de uma doença crônica em comparação as que vivem em nações ricas.
Chan observa que a maioria das enfermidades relacionadas à velhice pode ser prevenida ou submetida a tratamento de baixo custo. Exemplo disso é o controle da pressão sanguínea, fator de diminuição do risco de infarto. No entanto, menos de 15% dos idosos em países pobres e em desenvolvimento adotam procedimentos para controlar a pressão alta.
A organização recomenda a adoção de medidas para diagnóstico precoce de doenças crônicas e a promoção de hábitos saudáveis em todas as faixas etárias.

Veja os cursos que a Fimca oferece!

Parceiros:

parceiros

Faculdades Integradas Aparício Carvalho - FIMCA

Todos os Direitos reservados - 2009