Publicado em: 22/10/2010

Avaliação positiva

A Fisioterapia trabalha com o movimento humano nas mais diversas especialidades e hoje conseguiu se expandir para várias áreas da saúde.

Por: ECS

s

“A Semana da Fisioterapia 2010 da FIMCA, Faculdades Integradas Aparício Carvalho, foi um verdadeiro sucesso, com uma programação diversificada que atraiu um excelente índice de participação dos acadêmicos nas atividades realizadas em diferentes horários, com campanhas de conscientização, palestras e curso”. A avaliação dessa tradicional atividade acadêmica é da coordenadora do Curso de Fisioterapia da FIMCA, Profa. Sílvia Caroline dos Santos Mendonça.

Campanha de conscientização
Durante a Semana, acadêmicos de todos os períodos desenvolveram campanhas de conscientização sobre o papel da Fisioterapia, com atividades no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro e no Hospital e Pronto Socorro João Paulo II.
“A Fisioterapia trabalha com o movimento humano nas mais diversas especialidades e hoje conseguiu se expandir para várias áreas da saúde. Mas muita gente não sabe de que forma o fisioterapeuta é importante para a sua reabilitação. Por isso desenvolvemos essa campanha, para conscientizar a população sobre a influência da fisioterapia na recuperação dos pacientes”, esclareceu a acadêmica Ariane Regina.
Como parte desse trabalho de conscientização, os estudantes também “botaram a mão na massa”, realizando atendimentos com procedimentos fisioterápicos nos pacientes e acompanhantes, ao mesmo tempo em que esclareciam sobre a necessidade de aderir aos programas de fisioterapia.
A campanha de conscientização não deixou de fora os funcionários e prestadores de serviços dos dois hospitais. Eles ouviram palestras enfatizando a importância da Fisioterapia na Saúde do Trabalhador, além de noções de Ergonomia, explicando métodos, técnicas e exercícios para prevenir as doenças ocupacionais.
Curso de Fisioterapia esportiva
Os acadêmicos do 7º e 8º períodos participaram, na sexta-feira, 15, do curso gratuito ministrado pelo renomado fisioterapeuta Ronnie Peterson Andrade de Sousa, sobre “Fisioterapia Esportiva”, aprendendo como obter sucesso na reabilitação das lesões esportivas.
Desenvolvido no Centro de Reabilitação da FIMCA, o curso teve carga horária teórica e prática e proporcionou aos acadêmicos mais conhecimentos nas diferenças entre tratar atletas convencionais e atletas portadores de necessidades especiais, a importância do fisioterapeuta no esporte e informações sobre o mercado de trabalho para esta especialidade.
Palestras
No sábado, acadêmicos do 1º ao 8º período lotaram as dependências do auditório da instituição, acompanhando palestras sobre os temas: Fisioterapia na Saúde da Mulher; Recrutamento Alveolar na SDRA; Paralisia Cerebral sob a atuação da Fisioterapia; Fisioterapia no TCE; Saúde do Idoso: Papel da Fisioterapia; Fisioterapia pelo Método Isostreching.
Encontro foi enriquecido com a presença de dois pacientes do Lar Espírita da Terceira Idade André Luiz – LEAL, ambos com problemas de locomoção. Seus depoimentos deixaram claro que, depois de submetidos ao tratamento fisioterápico, conseguiram avanços significativos rumo a reabilitação.
Para a estudante Elem Cristina Melo da Silva, do 3º período de Fisioterapia, as palestras foram de grande importância para ela. “Foi numa linguagem clara e o evento, no geral, bastante produtivo, principalmente para quem está num período inicial como eu. Gostei muito”, festejou.
Uma acadêmica do 8º período, que não quis se identificar aprovou a iniciativa da coordenação: “É a primeira vez que se reúnem todos os períodos e acho importante iniciativas como estas, só vem a agregar conhecimento e prática. Valeu à pena participar”, declarou.
Ingrid Rodrigues e Aline Sales, ambas do 7º período, afirmaram que o Encontro foi uma forma dos acadêmicos demonstrarem aos iniciantes o que é aprendido durante o estágio. “Tudo o que estudamos em sala de aula é vivenciado no estágio, na prática. É uma experiência real, que eles vão passar quando estiverem nesta fase”, disse Ingrid. “Com essas palestras e demonstrações, eles irão ter mais conhecimento e com isso mais segurança na hora da prática”, arrematou Aline.
De acordo com a coordenadora do Curso de Fisioterapia, professora Silvia Caroline, o evento permitiu a integração entre os alunos de todos os períodos e proporcionou aos acadêmicos de períodos iniciais, a oportunidade de ter contato com pacientes e conhecer as diversas áreas de atuação da fisioterapia. Quanto às palestras, ela informou que os temas abordados “foram todos decorrentes de situações clínicas e atendimentos fisioterapêuticos que fazem parte da grade curricular do nosso curso”, concluiu.

Veja os cursos que a Fimca oferece!

Parceiros:

parceiros

Faculdades Integradas Aparício Carvalho - FIMCA

Todos os Direitos reservados - 2009